Oliveira de Azeméis apresenta a nova equipa da Liberty Seguros-Carglass

Data: 30/01/2017
A equipa sub 23 da Liberty Seguros-Carglass, do projeto Bike Clube de Portugal

Ambição e tentar subir ao pódio muitas vezes são as garantias de Manuel Correia para a época desportiva da equipa sub23 de ciclismo da Liberty Seguros-Carglass, um projeto do Bike Clube de Portugal.

Dois anos depois de ter sido criada, a equipa sedeada em Oliveira de Azeméis lançou já três ciclistas para equipas profissionais, em Portugal, e outros três para o estrangeiro, e promete continuar a lançar atletas para a alta-roda do ciclismo internacional.

A apresentação da equipa teve a presença de nomes ligados ao ciclismo nacional, ex-ciclistas e amantes da modalidade. No mesmo dia foi apresentada as formações de cadetes e juniores da escola de ciclismo Bruno Neves que, este ano, tem representado um jovem ciclista na equipa da Liberty Seguros.

“Apesar da saída de seis ciclistas não seremos tão fortes este ano mas tentaremos fazer mais e melhor e alcançar muitas vezes o pódio”, referiu Manuel Correia, um dos fundadores, com Luís Pinheiro, do Bike Clube de Portugal, projeto que teve, no arranque, o apoio de Hermínio Loureiro, ex-presidente da autarquia e saudado pelos presentes.

Este ano será a terceira época de competição da equipa Liberty Seguros-Carglass e o da renovação da equipa pela saída de alguns dos seus atletas.

Segundo Luís Pinheiro, nos primeiros dois anos a equipa percorreu mais de 500 mil quilómetros que resultaram em mais de 50 vitórias em estrada e pista.

Além disso, a equipa oliveirense foi convocada para as diversas seleções nacionais e ganhou notoriedade nacional e internacional nos primeiros dois anos de existência.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, destacou a “visão internacional” do projeto Bike Clube de Portugal ao fabricar ciclistas e lançá-los no mercado. Segundo o dirigente desportivo, o projeto tem “alma e personalidade” e o trabalho de formação efetuado em Oliveira de Azeméis tem contribuído para que “tenhamos um ciclismo melhor”.

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, elogiou as “duas potências” que são a escola de ciclismo Bruno Neves, sedeada em Nogueira do Cravo, e o Bike Clube de Portugal, a primeira formando corredores para a modalidade e a segunda lançando ciclistas para o profissionalismo.

O autarca destacou o fruto desse trabalho com a integração, este ano, de um ciclista da escola de Nogueira do Cravo na formação da Liberty Sguros e a saída de atletas desta equipa para formações profissionais. O presidente da autarquia recordou o “forte incremento” dado aos clubes do concelho e às infraestruturas desportivas e garantiu que “continuarão a ser criadas condições para o desenvolvimento do desporto em Oliveira de Azeméis”.

A equipa da Liberty Seguros é constituída pelos ciclistas André Crispim, César Martingil, David Ribeiro, Filipe Rocha, Gaspar Gonçalves, José Neves, Luís Pereira, Miguel Duarte, Rafael Lourenço e Venceslau Fernandes.

Saíram da equipa os gémeos Ivo e Rui Oliveira (Axeon - USA), André Carvalho (Team Cipollini – Itália), Luís Gomes (Boavista), Zulmiro Magalhães (LA) e Tiago Ferreira (FC Porto).