Apuradas!

Data: 08/12/2012

A Seleção Nacional de Futsal Feminino carimbou, esta sexta-feira, a presença nas meias-finais do III Mundial de Futsal Feminino ao vencer o Irão por 3-1. A Equipa das Quinas ficou a dever a si própria uma mão cheia de golos.

Numa noite de inspiração para a guardiã iraniana e de alguma falta de pontaria para a formação lusa, a Selecção Nacional de Futsal Feminino carimbou, esta sexta-feira, a presença nas meias-finais do III Mundial de Futsal Feminino ao vencer o Irão por 3-1.

Para além de toda a carga emocional associada ao encontro, a Equipa das Quinas teve de se debater com a persistência e entrega da formação do Irão, que tinha nos lances de contra-ataque os principais aliados. E foi exatamente numa dessas situações que as pupilas de Shahrzad Mozafar inauguraram o marcador, num lance precedido por suposta mão na bola não assinalada a uma jogadora iraniana.

Sem baixar os braços, as pupilas de Jorge Braz responderam da melhor forma e um minuto volvido, Maria Martins repôs a igualdade na partida, rapidamente desfeita por Daniela Ferreira, após a cobrança de um livre à entrada da área, em posição frontal. A vantagem mínima vinda do intervalo era penalizadora para o esforço da Equipa das Quinas, que detinha mais posse de bola e criava os melhores lances de golo, como comprova a bola à trave de Rita Martins aos 24 minutos.

O empenho luso seria compensado, já a meio da etapa complementar, com Ana Azevedo a surgir isolada na área, após desmarcação de Melissa, e a aumentar a vantagem da Seleção Nacional para 3-1, resultado que fechou o encontro.

No próximo sábado, pelas 17h00, as comandadas de Jorge Braz defrontarão a formação espanhola no Pavilhão Dr. Salvador Machado, no primeiro jogo das meias-finais da prova. No outro encontro, Brasil e Rússia disputarão o acesso à final, pelas 19h30. Jorge Braz em discurso direto" Fomos capazes de ser muito posicionais e inteligentes, mas permitimos algumas transições que não devíamos. No entanto, o jogo foi extremamente inteligente e, tendo em conta o adversário, o mais importante foi conseguir os três pontos e terminar esta primeira fase com o principal objectivo alcançado."

"O próximo jogo é totalmente diferente e teremos de o preparar de forma distinta. A partir de agora começamos uma nova fase e o nosso principal objetivo é estar na final. Já tivemos o privilégio de estar numa final num torneio Mundial e queremos voltar a estar. O nosso próximo adversário é fortíssimo, organizado, extremamente inteligente e com uma maturidade competitiva muito grande, mas nós também temos coisas positivas. Temos muito talento, organização e identidade, por isso temos de preparar o jogo como até agora, como outro adversário qualquer. Temos mais uma etapa para tentar passar e conseguir chegar à final."

[Defrontar uma equipa que ainda não sofreu qualquer golo é motivo de preocupação?]
"Não, só revela a consistência da equipa, que é organizada e inteligente, mas estaremos minimamente alertados para esses aspetos e outros que implicam mais atenção da nossa parte. No entanto, o mais importante é sabermos o que temos de fazer, temos de nos focar na forma como teremos de jogar amanhã - sábado -, e exibir a nossa competência, porque se o fizermos conseguiremos um jogo equilibrado."