Equipa do Futsal Azeméis “enche de orgulho” a cidade

Data: 05/07/2016
Câmara Municipal vai continuar a apoiar o Futsal Azeméis

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, disse ser “um enorme orgulho a cidade ter um clube como o Futsal Azeméis”.

O autarca falava na cerimónia de homenagem à equipa oliveirense pela conquista do título de campeão da II divisão nacional de futsal e consequente subida ao escalão principal da modalidade.

A autarquia agraciou dirigentes e jogadores pela “época fantástica que culminou com um título nacional”, como referiu o autarca Hermínio Loureiro, assegurando que “iremos continuar a disponibilizar o pavilhão municipal para que a equipa prossiga o seu trabalho que será agora de maior visibilidade mas também de responsabilidades acrescidas”.

Na próxima época, a formação de Oliveira de Azeméis vai ombrear com as melhores equipas nacionais mas o autarca está confiante de que o clube “saberá encontrar o caminho certo”. Será também a primeira vez que o distrito de Aveiro terá uma equipa na primeira divisão nacional.

O feito conseguido pelo Futsal Azeméis demonstra, segundo Hermínio Loureiro, que “as políticas desportivas têm um rumo e um objetivo”.

“As coisas em Oliveira de Azeméis não aparecem de forma casuística, são planeadas e sustentadas e o sucesso do Futsal Azeméis é um dos exemplos das políticas seguidas”, disse, considerando a formação “fundamental para que no futuro tenhamos projetos equilibrados e sustentados, sem perder a competitividade”.

O trabalho realizado no futsal nos últimos anos foi reconhecido recentemente pela UEFA que atribuiu a Oliveira de Azeméis a realização, a custo zero, do Torneio de Desenvolvimento de Futsal Feminino da UEFA (sub-17) com a participação das seleções de Portugal, Espanha, Itália e Suécia.

Segundo Hermínio Loureiro, o Futsal Azeméis faz parte do “movimento associativo pujante” do município mas que “só se consegue porque temos bons parceiros no terreno”.

No que se refere à formação oliveirense, o autarca diz “estarmos perante um exemplo vivo da parceria ativa que ultrapassa o desporto sendo um parceiro do município na promoção da atividade física e na dinamização cultural do município”.

O presidente do Futsal Azeméis, Marco Silva, aproveitou a cerimónia para agradecer o apoio da autarquia e acentuar “a época de sonho que nos enche de orgulho mas também de grande responsabilidade para as lutas que se avizinham”.