Figuras da política e do desporto deram «show» no Open Ténis de Oliveira de Azeméis

Data: 16/07/2010
O jogo foi uma experiência enriquecedora para as figuras que animaram o «Open Ténis de Oliveira de Azeméis»

O «court» principal do Clube de Ténis de Azeméis (CTA) recebeu um jogo «especial» juntando quatro personalidades do desporto e da política que acederam ao convite da organização do «Open Ténis de Oliveira de Azeméis» para porem à prova as suas habilidades desportivas.

Durante uma hora, o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, o campeão mundial de hóquei em patins, Reinaldo Ventura, o tenista Vasco Pascoal e o ex-campeão nacional de ténis e jogador da Taça Davis Nuno Marques não defraudaram as expectativas de quem assistiu ao jogo.

Perante uma plateia constituída na sua maioria por tenistas do torneio e sob a arbitragem do juíz António Santos, a dupla Nuno Marques/Hermínio Loureiro venceu a partida pelo parcial de 6-4 contra a outra dupla Vasco Pascoal/Reinaldo Ventura.

No final da partida, que além da vertente lúdica serviu para promover a modalidade, Hermínio Loureiro disse ter sido um «enorme prazer» ter jogado com um conjunto de campeões.

Na sua opinião ficou demonstrado que «não custa nada» participar nestas iniciativas bastando apenas «ter vontade, calçar umas sapatilhas e ter um pouco de tempo e jogar».

O presidente da autarquia afirmou, no entanto, que «quem está de parabéns é quem organiza estas provas e fomenta a prática do ténis».

A responsabilidade da autarquia restringe-se, apenas, a «construir infra-estruturas e a implementar políticas que permitam aumentar o número de praticantes».

Hermínio Loureiro explicou que a realização do »Open Ténis», integrado no circuito «School Eventos», se insere na política de «atracção de grandes eventos que potencie a prática desportiva».

Segundo o autarca, a requalificação do complexo do CTA e a prova que termina este domingo irá permitir que o CTA continue a crescer e a atrair cada vez mais jovens para a modalidade».

O ex-campeão Nuno Marques considera importante a realização destas iniciativas para se «ganhar adeptos» , esperando que, com o encontro-convívio, a modalidade «tenha ganho mais dois adeptos».

Apesar da «experiência nula» (é jogador de hóquei em patins no F.C. Porto), Reinaldo Ventura disse ter sido um privilégio jogar ao lado de uma grande figura do ténis português «numa experiência engraçada», esperando que outras acções se repitam.

Vasco Pascoal, que está a disputar o torneio de Oliveira de Azeméis, entende fundamental este tipo de encontros para «os próprios jogadores se descontraírem».

Segundo o tenista o mais importante é que «as pessoas que contactam a primeira vez com o ténis se divirtam e divulguem a modalidade».