Oliveira de Azeméis apurou finalistas do campeonato nacional de Boccia

Data: 29/03/2011
A modalidade de boccia voltou ao pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis

Treze clubes, com 57 atletas, participaram no campeonato nacional de Boccia nas classes BC1, BC2 e BC4 (Zona Norte) realizado no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.

A competição, que serviu para apurar os atletas para a fase final, decorreu durante dois dias sob a responsabilidade da PCAND Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto e com o apoio da empresa GEDAZ, E.E.M e câmara municipal.

Na classe BC1 venceu Bruno Osório, da APP, dominando na final José Pimenta, da equipa APG. Na classe BC2, a que reuniu maior número de jogadores (40), venceu Abílio Valente, da equipa ARD, deixando no segundo lugar Paulo Almeida, da mesma equipa. Na classe BC4 o vencedor foi Pedro Clara, do FC do Porto que bateu Domingos Vieira, do SC Braga.

O evento teve a colaboração de alunos da escola secundária Ferreira de Castro que desempenharam tarefas de cronometristas e juízes de linha.

A prova foi disputada pelas equipas do SC Braga, FC Porto, Estrela Vigorosa Sport, APPC Norte, APPC Guimarães, ARDA, Valbom, Touguinha, Lamas, AICIA, SER, CAZ e ABLS.

O boccia, que tem reunido nos últimos anos na cidade de Oliveira de Azeméis competições nacionais e vários estágios da selecção nacional de preparação para campeonatos do mundo e Jogos Paralímpicos, é uma modalidade destinada a indivíduos portadores de deficiência motora grave, incluindo paralisia cerebral.

O objectivo do jogo é a marcação do maior número de pontos através do lançamento de séries de 6 bolas em direcção a uma bola alvo.