Oliveira de Azeméis ganha centro de marcha e corrida

Data: 20/09/2011
O Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis possui três percursos alternativos

O concelho de Oliveira de Azeméis faz já parte da rede nacional de municípios equipados com centros de corrida e marcha.

O circuito, inaugurado esta semana, é o resultado de uma parceria com o Instituto de Desporto de Portugal (IDP), Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto sendo a última infra-estrutura desportiva que a empresa municipal GEDAZ (Gestão de Equipamentos Desportivos de Azeméis) colocou ao serviço da população.

O Centro de Marcha e Corrida possui três percursos, o mais pequeno com uma distância de mil metros, de dificuldade baixa, um outro de três mil metros e um terceiro, num total de seis mil metros e de execução média/alta.

Os trajectos, com início e final junto à piscina municipal, estão assinalados com placas de identificação ao longo de todo o seu percurso e os participantes contam com acompanhamento técnico qualificado à segunda, quarta e quinta-feira.

O Centro de Marcha e Corrida visa fomentar a prática desportiva regular de modo a criar hábitos saudáveis de vida, fazendo parte de um programa mais alargado onde se incluem também sessões de reforço muscular, avaliação funcional e sessões de esclarecimento.

A inauguração ficou marcada com uma caminhada simbólica, numa distância de mil metros, e a entrega de prémios a atletas que se destacaram no último ano. O ciclista Sérgio Ribeiro, vencedor do Memorial Bruno Neves 2011 e do circuito concelhio, foi distinguido com o prémio Atleta GEDAZ.

Receberam ainda prémios a atleta Sara Leal, campeã distrital de Aveiro em marcha em iniciados e juvenis, e José Moreira, nono classificado no campeonato mundial de atletismo realizado este ano em Berlim, Alemanha.

O técnico Filipe Pedro, que faz o acompanhamento do programa de Marchas e Corridas no distrito de Aveiro, foi também reconhecido pela autarquia.

A abertura da nova infra-estrutura, que coincidiu com o segundo aniversário da empresa GEDAZ, vem reforçar os espaços destinados à actividade desportiva em Oliveira de Azeméis.

O presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, considera que o município «tem hoje uma rede de infra-estruturas que incentivam a população a aumentar os níveis da prática desportiva».

«Oliveira de Azeméis é um concelho que respira desporto mas queremos muito mais, pretendemos ver mais pessoas a praticarem desporto e actividade física», afirmou Hermínio Loureiro na inauguração, elogiando a gestão da empresa GEDAZ que «tem superado as expectativas no número de praticantes que utilizam o pavilhão e a piscina municipal».

Segundo Pedro Marques, administrador da empresa, a abertura do circuito revela o «dinamismo da GEDAZ» sendo um «espaço nobre para incentivar as pessoas a praticar desporto».

Também para o vereador da educação, Isidro Figueiredo, estão criadas as condições para levar as pessoas a praticar exercício. «Este é o início de uma etapa para se promover hábitos de vida saudáveis», disse.

O atendimento técnico do programa realiza-se às segundas e quintas-feiras (18h00-19h00 e das 20h00 às 20h30) e às quartas-feiras (10h00-11h00 e entre as 12h00 e as 12h30).

As sessões de reforço muscular realizam-se entre as 19h00 e as 20h00 (às segundas e quintas-feiras) e entre as 11h00 e as 12h00, às quartas-feiras.

As inscrições podem ser efectuadas através do telefone 256 600 615, pelo email [email protected] e através do endereço gedaz.sitesedv.com.

INQUÉRITO: PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
Dê-nos a sua opinião! Preencha
aqui o questionário.

• Inauguração do Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis