Vitória da escola Bento Carqueja na «Moche CUP» homenageada pela autarquia

Data: 19/06/2013

A Câmara de Oliveira de Azeméis homenageou os alunos da escola básica Bento Carqueja que, no último fim-de-semana, venceram a primeira edição da «Moche CUP», um torneio de futebol de 5 misto, disputado no Estádio Nacional e que teve a participação de 350 alunos de todo o país.

«A autarquia está satisfeita pelo êxito alcançado e, uma vez mais, Oliveira de Azeméis surpreendeu», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, na receção aos jovens e professores, realizada no salão nobre do município.

«O maior sonho de um desportista é jogar no estádio do Jamor e vocês concretizaram esse objetivo pela primeira vez pelo que nunca mais irão esquecer essa experiência», disse o autarca, dirigindo-se aos estudantes, a quem felicitou pela vitória na competição nos escalões A (alunos nascidos em 2000 e 2001) e B (alunos nascidos em 1998 e 1999).

O responsável da autarquia, e vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), defendeu «melhores condições para que o desporto escolar seja mais atrativo e não seja relegado para segundo plano».
O vereador da Educação, Isidro Figueiredo, destacou o esforço dos alunos e deixou a esperança de que a EB Bento Carqueja repita o êxito na segunda edição, a realizar em 2014.

Luís Ferreira, do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja/Soares Basto, elogiou os alunos pela «boa prestação» e por terem «dignificado a escola e Oliveira de Azeméis».
Dos 15 alunos que fizeram parte das equipas dos escalões A e B, 12 fazem parte das escolas de formação da União Desportiva Oliveirense.

A competição «Moche CUP» foi organizada pela Federação Portuguesa de Futebol em colaboração com o Desporto Escolar e a Portugal Telecom.

O torneio, com o objetivo de integrar jovens na prática desportiva e promover a integração de mulheres na modalidade, realizou-se nos dias 16 e 17 de Junho no estádio nacional, em Oeiras, com cerca de 350 alunos de norte a sul do país.

A competição foi organizada em duas fases, a primeira de âmbito regional na qual foram apurados os campeões distritais, e a segunda a nível nacional, cuja final foi ganha, nos dois escalões, pela EB Bento Carqueja.

Estiveram envolvidos, nas duas fases, 4000 alunos de 124 escolas de todo o país.