Cursos de especialização tecnológica lançados em Oliveira de Azeméis são uma aposta ganha

Data: 16/11/2010
Carlos Pascoal Neto, vice-reitor da Universidade de Aveiro, considera os CET uma «aposta ganha»
Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), que arrancaram em 2002 a partir da Escola Superior Aveiro Norte, em Oliveira de Azeméis, são «uma aposta ganha» da Universidade de Aveiro (UA), afirmou o vice-reitor da instituição de ensino superior, Carlos Pascoal Neto.

Em declarações à EDV Informação, lembrou que entre as 42 entidades nacionais que disponibilizam CET, a UA é responsável por cerca de 10 por cento do total de alunos.

«É uma aposta ganha a todos os níveis e os últimos números que temos ao nível das taxas de empregabilidade e de satisfação com os nossos alunos apontam nesse sentido», disse Carlos Pascoal Neto que presidiu à cerimónia de abertura dos CET e à entrega de diplomas aos alunos.

«Trata-se de uma formação intermédia – entre o ensino secundário e a formação superior – que faz todo o sentido e que vem colmatar claramente uma lacuna no sistema de formação português dos últimos anos», salientou.

O programa teve início na UA no ano 2002-2003, através da sua Escola Superior Aveiro Norte – localizada em Oliveira de Azeméis -, com 83 alunos e três cursos. Passados oito anos já foram frequentados por cerca de dois mil alunos.

«No presente ano lectivo teremos cerca de 560 novos alunos em 27 cursos, ministrados em nove municípios. Este número de novos alunos, o maior de sempre desde a criação dos CET na UA, confirma a relevância e interesse desta tipologia de oferta formativa na região», acrescentou.

Dos 12 cursos que, este ano lectivo, vão funcionar, sob a responsabilidade da Escola Superior Aveiro Norte, cinco vão abrir em Oliveira de Azeméis (Projecto de Moldes; Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos; Tecnologia Mecatrónica; e Desenvolvimento de Produtos Multimédia).

S. João da Madeira acolherá os CET em Organização e Planificação do Trabalho, Automação, Robótica e Controlo Industrial e Logística.

Em Albergaria-a-Velha vai funcionar o CET em Tecnologia Mecatrónica, enquanto em Estarreja funcionará o de Instalações Eléctricas e Automação Industrial, em Ovar o de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e em Sever do Vouga o de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.
  • Carlos Pascoal Neto, vice-reitor da Universidade de Aveiro
  • Cerimónia de abertura e entrega de diplomas dos Cursos de Especialização Tecnológica (Foto: Universidade de Aveiro)
  • Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Dr. Isidro Figueiredo, marcou presença na entrega dos diplomas a formandos dos CET (Foto: Universidade de Aveiro)
  • Entrega de diplomas dos Cursos de Especialização Tecnológica (Foto: Universidade de Aveiro)