Projecto europeu «Gerações saudáveis» ultrapassou expectativas

Data: 17/12/2010
O projecto «Gerações Saudáveis» ultrapassou as expectativas dos organizadores

A primeira fase do projecto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis» - enquadrado nas parcerias Comenius Regio - «ultrapassou as expectativas» dos promotores da iniciativa, a desenvolver até Julho de 2012 entre Oliveira de Azeméis e a província turca de Kahramanmaras.

«Estão criadas todas as condições para que este projecto avance, numa troca de experiência com uma realidade muito diferente da nossa, mas que não deixa de trazer elementos novos, promovendo-se assim uma saudável aprendizagem intercultural», afirmou à EDV Informação o director do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, Mário Rui.

Os trabalhos de preparação - que trouxeram até Oliveira de Azeméis uma delegação da Turquia composta por 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança - terminaram esta quarta-feira, dando-se «os primeiros passos para o estabelecimento de um compromisso de luta contra as dependências e a promoção de estilos de vida saudáveis junto dos mais jovens».

A Câmara de Oliveira de Azeméis, a Escola EB2/3 Bento Carqueja, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e as direcções regionais de Educação e Saúde de Kahramanmaras são as instituições envolvidas no intercâmbio.

«Acreditamos que este projecto pode ultrapassar as fronteiras dos dois países, ajudando outros jovens a construir uma vida melhor e mais saudável», disse o director regional de Educação de Kahramanmaras, Sebahattin Akgul, agradecendo «a hospitalidade e a simpatia demonstradas no decorrer dos trabalhos em Oliveira de Azeméis».

A autarquia coordenou em Portugal o programa de actividades – dinamizado entre domingo e quarta-feira -, onde se destaca a elaboração de um inquérito a lançar no próximo ano lectivo sobre dependências de substâncias aditivas nas escolas do concelho.

A pesquisa permitirá dissecar sobre o consumo de álcool, drogas e tabaco entre alunos do nono ano de escolaridade e dos cursos de Educação e Formação (CEF de Tipo 2).

Em Abril de 2011 será a vez de uma delegação de Oliveira de Azeméis visitar kahramanmaras.

O projecto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis» - enquadrado nas parcerias Comenius Regio - é uma acção financiada pela Comissão Europeia.

As parcerias Comenius Regio dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.

• Delegação turca de Kahramanmaras esteve três dias em Oliveira de Azeméis no âmbito do projecto transnacional «Gerações saudáveis»
  • Mário Rui, director do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja
  • Sebahattin Akgul, director regional de Educação de Kahramanmaras (Turquia)