Motivação caracteriza o arranque escolar 2018/2019

Data: 14/09/2018
Encontro de Educação e Receção aos Professores

O ano letivo de 2018/2019 está à porta e o executivo municipal deu as boas-vindas a cerca de duas centenas de professores que ocuparão o lugar de mestre junto dos nossos jovens oliveirenses durante os próximos meses.

A iniciativa, destinada ao pessoal docente (do pré-escolar ao ensino superior, público e privado), decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do «VII Encontro sobre Educação e Receção aos Professores».

Joaquim Jorge dirigiu-se à plateia assumindo que “estamos a trabalhar para termos no nosso concelho um ensino de qualidade, através da valorização dos nossos jovens que são o nosso maior capital, os verdadeiros motores do desenvolvimento económico e valorização do nosso território”.

“O trabalho em rede que se faz em Oliveira de Azeméis é de articulação, compromisso e de cumplicidade entre os diferentes atores: jovens, escolas, pais, associações de pais, empresas, sociedade civil. Todos fazemos parte da comunidade educativa e temos a obrigação de contribuir para um ensino de qualidade no nosso concelho”, adianta.

Joaquim Jorge salienta “o papel desenvolvido pelo Conselho Municipal de Educação é fundamental e representa uma valiosa parceria com a qual queremos continuar a contar”.

O Vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, reforçou “a importância da melhoria das condições de aprendizagem no nosso concelho”.

A Câmara Municipal procura intervir em todas as áreas que fazem parte do seu quadro de competências estando disponível para preparar e ajudar nas políticas educativas necessárias. Este encontro aproxima um conjunto de profissionais e representa um momento para reflexão para o novo ano letivo que se avizinha.

Joaquim Jorge acrescenta “o compromisso assumido na oferta do vale educação, um investimento no valor de 90.000 euros destinado à compra de material escolar abrangendo mais de três mil alunos do 1º e 2º ciclos. Este foi um compromisso do qual não abdicámos e que se reveste de um enorme alcance social“.

Enquadrada no programa deste dia teve lugar a palestra “Ponto Pé de Flor – aprendizagem em ziguezague” apresentada por Isabel Laje, Licenciada em Psicologia da Educação e Desenvolvimento da Criança.

• receção professores
  • Isabel Laje