Festival "Percursos Sonoros" volta à cidade

Com a imagem renovada, o festival “Percursos Sonoros” volta à cidade e traz com ele histórias, memórias e boa música portuguesa.

A Câmara Municipal, em parceria com a  Incentivo Positivo e com o Conselho Municipal da Juventude, já se encontra a preparar a terceira edição do Percursos Sonoros. Será no dia 6 de outubro, a partir das 21h30, que as ruas oliveirenses irão voltar a encher-se de música para dar vida a espaços emblemáticos, cuja história se encontra esquecida.

Os locais já se encontram “reservados” para acolher os concertos. A primeira atuação acontece na Estação de Comboios, às 21h30 com Captain Boy, seguindo depois até ao Jardim dos Alegrias, que receberá a dupla de Viseu, Galo Cant’Às Duas. A terceira atuação estará a cargo dos NU, na Igreja Matriz. O percurso termina com os cabeça de cartaz The Lemon Lovers, no antigo Quartel dos Bombeiros.

O Percursos Sonoros acontece desde 2016. É um dos projetos de dinamização cultural e patrimonial da Incentivo Positivo, uma associação juvenil de empreendedorismo e inovação. O festival consiste na realização de concertos intimistas em locais emblemáticos de Oliveira de Azeméis, alguns deles ainda populares, enquanto a maioria terá os holofotes direcionados para si apenas durante este dia. O motivo da escolha de cada local será visível durante os espetáculos para que o público sinta o peso histórico do local onde se encontra. Os espaços escolhidos têm comum o facto de serem locais improváveis para a realização de concertos. Por espaços como o Hotel Dighton, a Casa Museu Regional, o antigo Cinema Gemini, o antigo colégio e o Millenium BCP, arquitetado por Siza Vieira, já passaram nomes como Gobi Bear, Sequin, Homem em Catarse, The Miami Flu, Surma e First Breath After Coma, entre outros. O evento apresenta um constante crescimento de edição para edição, tanto em termos quantitativos como qualitativos, tendo um dos concertos da edição anterior contado com uma assistência de 200 pessoas.

A iniciativa visa a ampliação da programação cultural do município destinada ao público jovem, a divulgação de bandas emergentes, assim como a descoberta do património cultural da cidade. Destaca-se de outros eventos por não se centrar apenas na música, mas por fomentar a promoção de jovens talentos e a democratização cultural, promovendo o património local e sensibilizando a população para a sua salvaguarda, o que garante a consolidação da identidade oliveirense e contribui para o  desenvolvimento da consciência de cidadania.

Objetiva-se que o evento se realize anualmente, diversificando-se o percurso e promovendo outros locais emblemáticos e novas bandas emergentes.