Projeto “Up – Pão de Ul para Portugal” vence 3º Azeméis Youth Business

Projeto “Up – Pão de Ul para Portugal” vence 3º Azeméis Youth Business

Seis ideias de negócio atingiram a sessão final da 3ª edição do Concurso “Azeméis Youth Business”, uma iniciativa que tem como objetivo captar ideias de negócio e o desenvolvimento do espírito de iniciativa de natureza empreendedora no Concelho de Oliveira de Azeméis. O projeto vencedor foi o “Up – Pão de Ul para Portugal”, que se propõe a distribuir o famoso pão do município de Oliveira de Azeméis por todo o país. Os projetos - Educar para Prevenir; Consultoria em Gestão de Lares e MC malas receberam uma menção honrosa. A iniciativa foi promovida pelo Município de Oliveira de Azeméis em colaboração com a AECOA – Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis.

“Esta iniciativa tem o objetivo de promover o empreendedorismo junto dos oliveirenses e contribuir para a criação de empresas e de postos de trabalho no Concelho. O concurso Azeméis Youth Business tem os genes do Concelho de Oliveira de Azeméis, cuja vocação e espírito empreendedor, comercial e industrial é uma marca e uma referência nacional. Já vai na sua terceira edição, o que demonstra o seu sucesso e o lugar que já ocupa nas iniciativas municipais. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes e boa sorte para o desenvolvimento dos projetos”, afirmou Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

O Vereador Pedro Marques salientou “a importância crescente que o concurso tem despertado junto dos jovens oliveirenses” e o facto de “muitos projetos terem como base produtos de Oliveira de Azeméis, possibilitando assim a sua comercialização e promoção em todo o país”.

As vencedoras, Ana Sofia, Mariana Monte, Mónica Silva e Patrícia Rodrigues, que idealizaram e criaram o projeto “Up – Pão de Ul para Portugal”, vão receber como prémio um total de 2500 euros, 500 agora e 2000 aquando da constituição da empresa. Este é um projeto para a distribuição e venda de Pão de Ul, património gastronómico local, com recurso às novas tecnologias e novas formas de comércio.

O júri do concurso foi composto por: Manuel Tavares, Vice-Presidente da AECOA; Tereza Pousada, coordenadora da ADRITEM, Carmen Guimarães - docente da ESAN-UA, Pedro Marques - vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Marta Bernardo – empresa Numeroscópio, Lda,  Hugo Marques – Gerente da NORGARANTE - Agência de Aveiro e Renato Oliveira do centro de formação In Forma Te.

Pequeno resumo de cada uma das ideias propostas:

-Sonhos & Estrelas – Loja colaborativa  de artesanato: Emília Saraiva

O projeto consiste em abrir uma loja de artesanato colaborativa, onde se venderá artesanato e material para a confeção do mesmo, alugando espaço para artesãos e artistas exporem os mais variados tipos trabalhos.

-Educar para Prevenir: Sabrina Ferreira e Bárbara Pereira

O projeto atual intitula-se Educar para Prevenir, insere-se no âmbito da Enfermagem abordando a área da Saúde Escolar. A população alvo são os adolescentes do 5º ao 9º ano de escolaridade, dos Agrupamentos de Escolas de Oliveira de Azeméis, que serão propostos a várias atividades, rastreios e educação para a saúde, de forma a adotar hábitos de vida saudáveis.

-Consultoria em Gestão de Lares: Joana Ferreira

A Consultoria em Gestão de Lares baseia-se na alteração da filosofia e paradigma relativo ao Envelhecimento, em Lares de Terceira Idade. O serviço que se desenvolverá baseia-se na consultoria in loco, com toda a equipa das Instituições envolvidas. Serão atribuídas ferramentas teóricas e práticas para que, após a fase inicial da consultoria, consigam continuar aquilo que foi aprendido.

Este serviço não tem, atualmente, qualquer concorrência, uma vez ser totalmente inovador.

-Retrosaria com Inovação: Lurdes Monteiro

Comercialização de produtos diferenciadores para costura e artesanato incluindo tecidos, e prestação de serviços de costura com apreciação de um designer para alteração, arranjos e ajustamento das roupas ao cliente.

-UP – Pão, de Ul para Portugal: Ana Sofia, Mariana Monte, Mónica Silva e Patrícia Rodrigues

Projeto de distribuição e venda de Pão de Ul, património gastronómico local, com recurso às novas tecnologias e novas formas de comércio.

-MC malas: Manuela Correia

A empresa tem por missão o design e produção inovadores de embalagens sob a forma de malas de senhora, de aspeto muito agradável e de excelente qualidade, elaboradas em pele, com isolamento térmico em cortiça ou tecido em alumínio, para manter as características do vinho, champanhe, conhac, azeite gourmet ou vinagre balsâmico para transporte destes produtos ou oferta que posteriormente tem a função de utilização convencional ou para usar em situações mais formais, visto que, têm um aspeto que combina, também, com roupas para situações especiais.

Sessão final do 3º concurso de ideias de negócio Azeméis Youth Business conquistado pelo projeto “Up – Pão de Ul para Portugal”

Posted by Azeméis é Vida on Sexta-feira, 10 de Abril de 2015