Tour ensina alunos da Bento Carqueja a «agarrar a vida»

A escola EB 2,3 Bento Carqueja recebeu hoje o «Tour Agarra a Vida», um projecto sócio-desportivo de prevenção das toxicodependências que envolve a demonstração de desportos radicais urbanos pelos melhores atletas nacionais.

«A autarquia orgulha-se de voltar a receber um projecto que promove, junto dos mais jovens, estilos de vida activos e saudáveis», afirmou o vereador do pelouro da juventude.

Segundo Pedro Marques, a iniciativa «é um excelente veículo para captar o interesse dos jovens sensibilizando-os para os riscos associados ao consumo de drogas».

«Com este circuito é possível viver momentos divertidos e sentir adrenalina de forma saudável através da prática desportiva», acrescentou, anunciado que «é intenção da autarquia avançar com a construção de um espaço virado para desportos radicais».

As demonstrações do «Tour Agarra a Vida», a cargo dos melhores atletas nacionais, envolveram as modalidades de patins em linha, skate e BMX.

O projecto do Instituto da Droga e das Toxicodependências (IDT) pretende, através da utilização de desportos radicais, mostrar que é possível correr riscos, passar momentos divertidos e sentir adrenalina de uma forma saudável e sem recurso a drogas.

Com uma presença efectiva nas escolas, o circuito «Tour Agarra a Vida» procura ainda sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de drogas e estupefacientes, estimular a reflexão e o debate acerca das características, efeitos e consequências do seu consumo.

O «Tour», considerado o maior circuito escolar do país, iniciou-se em 2001 e em nove edições visitou já mais de 200 escolas de 20 concelhos, envolvendo cerca de 100 mil alunos.