Município mostra na Maia o que tem e o que faz de melhor

Data: 05/09/2016
A exposição está patente até dia 24 de Setembro no Maia Welcome Center

A Loja Interativa de Turismo da Maia tem aberta ao público, até 24 de setembro, a exposição “Conhecer Oliveira de Azeméis”.

A mostra dá a conhecer os aspetos mais relevantes do concelho apresentando os setores mais representativos como o artesanato, com exposição de peças do Berço Vidreiro e sacas de tiras de Cucujães, o turismo, a gastronomia através do pão e regueifa de Ul, e a indústria oliveirense com o fabrico de calçado e arroz.

A exposição, que teve na inauguração a presença dos autarcas de Oliveira de Azemeis, Hermínio Loureiro, e da Maia, Gonçalves Bragança, bem como do vereador de turismo do município oliveirense, Pedro Marques, e do chefe de divisão do Turismo do município da Maia, Rui Rodrigues, inclui também painéis com dezenas de imagens do concelho desde os locais turísticos mais procurados, à atividade industrial, à cultura, gastronomia e ao desporto.

A iniciativa será aproveitada para promover os eventos com maior expressão, em especial a Noite Branca que se realiza no dia 17 deste mês no centro urbano de Oliveira de Azeméis.

Este evento, que reúne milhares de pessoas, vai merecer uma promoção especial no dia 14, entre as 12 e as 14h00, com a distribuição de flyers que será feita por animadoras vestidas de branco.

“A exposição é uma excelente oportunidade para promovermos o que se faz e o que há de melhor em Oliveira de Azeméis em todos os domínios”, afirma o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.

“Vamos aproveitar para divulgar tudo aquilo que nos distingue como município, assim como a Noite Branca, uma iniciativa com uma forte componente associativa que se tem tornado num grande êxito desde a sua primeira edição”, acrescenta.

Além da Noite Branca, o mês de setembro ficará marcado também pelo projeto Há festa na Aldeia, um evento que se realiza este fim-de-semana na freguesia de Ul e destinado a promover o desenvolvimento sustentável de pequenos núcleos rurais.

“Estas duas iniciativas serão dois excelentes motivos para se visitar Oliveira de Azeméis”, realça o autarca. A exposição está aberta diariamente ao público entre as 09h0 e as 19h00 no Maia Welcome Center.

Oliveira de Azeméis, terra de uma das maiores figuras da literatura portuguesa do século XX, Ferreira de Castro, é uma cidade integrada na Área Metropolitana do Porto e com presença humana pelo menos desde 2000 a.C. nos Castros de Ul e de Ossela.

Além da indústria, com projeção nacional e internacional, são vários os símbolos de Oliveira de Azeméis desde o património à gastronomia.

Destaca-se o parque e a capela de La Salette, o Berço Vidreiro, o Parque Temático Molinológico, as casas de brasileiro (construídas por emigrantes regressados do Brasil), os centros históricos de Oliveira de Azeméis e da Bemposta, as Margens do Caima (projeto de requalificação das margens ao longo do Rio Caima), os edifícios cujos projetos de construção foram elaborados pelo conhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira, entre outros.