Pão de Ul e papas de S. Miguel são convite a comer fora este fim-de-semana

Data: 09/04/2010
A apresentação do «Fim-de-semana gastronómico» realizou-se no Parque Temático Molinológico

O pão de Ul e as papas de S. Miguel são «factores distintivos» que a Câmara de Oliveira de Azeméis vai continuar a apoiar e a promover, afirmou o presidente da autarquia.

«Estes dois elementos são únicos no panorama gastronómico e por essa razão merecem ser promovidos», referiu Hermínio Loureiro na apresentação do «Fim-de-semana gastronómico», que se realiza este sábado, e domingo, por iniciativa da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A iniciativa envolve a participação de oito restaurantes do concelho que se associaram ao projecto, promovendo as duas iguarias mais conhecidas da região, produtos com mais de dois séculos de existência.

«A valorização dos factores que nos distinguem dos outros municípios, entre eles o da gastronomia, é uma aposta do executivo e por isso aproveitámos esta oportunidade», disse Hermínio Loureiro justificando a adesão á iniciativa.

«Os factores distintivos são, para nós, uma preocupação permanente daí contarmos com a Turismo do Porto e Norte de Portugal para dar a conhecer ainda mais o concelho de Oliveira de Azeméis», referiu o autarca.

O fabrico de pão de Ul é uma actividade artesanal secular de identificação gastronómica e cultural do concelho, estando assegurada a sua continuidade através da Associação de Produtores.

As papas de S. Miguel, um prato com mais de dois séculos, estiveram na base da constituição de uma confraria que tem assegurado a sua divulgação como património gastronómico.

Segundo Pedro Marques, vereador do turismo, o concelho «não podia deixar de aderir a esta iniciativa» por ser «rico em produtos regionais, com uma gastronomia única e iguarias magníficas que sobreviveram ao longo de séculos».

«Os restaurantes aderentes contribuirão para o destaque da nossa gastronomia no âmbito regional e nacional, potenciando indubitavelmente o pão de Ul e as papas de S. Miguel», disse Pedro Marques considerando as duas iguarias «os dois principais ícones da cultura e tradições gastronómicas».

O evento deste fim-de-semana é o primeiro de outros que a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal pode vir a promover no município.

«Temos total disponibilidade para estabelecer parcerias para outros eventos promocionais no concelho», afirmou o vice-presidente daquele organismo. Júlio Meirinhos considerou o pão de Ul e as papas de S. Miguel produtos de «excelência» e uma proposta turística de fácil promoção pela sua qualidade e autenticidade.

O dirigente considerou importantes as lojas de Turismo que a entidade turística regional pretende abrir nos 82 municípios do norte do país, uma plataforma tecnológica em rede destinada à promoção das ofertas turísticas. A loja de Santiago de Compostela, Espanha, foi a primeira loja do Turismo a entrar em funcionamento,

«Através dessa plataforma será possível, por exemplo, que uma pessoa reserve um lugar num restaurante ou saiba qual o evento cultural num determinado dia», explicou Júlio Meirinhos.

Os «Fins-de-semana gastronómicos» pretendem promover a gastronomia tradicional como um dos sectores da oferta turística, envolvendo cerca de mil restaurantes de 60 municípios na área da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A actividade surge da dinamização dos produtos estratégicos previstos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, no âmbito do qual foi definido o produto turístico «Gastronomia e Vinhos» para o Porto e Norte de Portugal como factor de salvaguarda da herança de tradições e origem dos produtos tradicionais.

Restaurantes participantes

Rua do Barão, Loureiro
Telemóvel: 912 251 207/ 934 908 925

• Apresentação públic do «Fim-de-semana gastronómico» de Oliveira de Azeméis