• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Pão de Ul e papas de S. Miguel são convite a comer fora este fim-de-semana

Data: 09/04/2010
Oliveira de Azeméis
A apresentação do «Fim-de-semana gastronómico» realizou-se no Parque Temático Molinológico

O pão de Ul e as papas de S. Miguel são «factores distintivos» que a Câmara de Oliveira de Azeméis vai continuar a apoiar e a promover, afirmou o presidente da autarquia.

«Estes dois elementos são únicos no panorama gastronómico e por essa razão merecem ser promovidos», referiu Hermínio Loureiro na apresentação do «Fim-de-semana gastronómico», que se realiza este sábado, e domingo, por iniciativa da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A iniciativa envolve a participação de oito restaurantes do concelho que se associaram ao projecto, promovendo as duas iguarias mais conhecidas da região, produtos com mais de dois séculos de existência.

«A valorização dos factores que nos distinguem dos outros municípios, entre eles o da gastronomia, é uma aposta do executivo e por isso aproveitámos esta oportunidade», disse Hermínio Loureiro justificando a adesão á iniciativa.

«Os factores distintivos são, para nós, uma preocupação permanente daí contarmos com a Turismo do Porto e Norte de Portugal para dar a conhecer ainda mais o concelho de Oliveira de Azeméis», referiu o autarca.

O fabrico de pão de Ul é uma actividade artesanal secular de identificação gastronómica e cultural do concelho, estando assegurada a sua continuidade através da Associação de Produtores.

As papas de S. Miguel, um prato com mais de dois séculos, estiveram na base da constituição de uma confraria que tem assegurado a sua divulgação como património gastronómico.

Segundo Pedro Marques, vereador do turismo, o concelho «não podia deixar de aderir a esta iniciativa» por ser «rico em produtos regionais, com uma gastronomia única e iguarias magníficas que sobreviveram ao longo de séculos».

«Os restaurantes aderentes contribuirão para o destaque da nossa gastronomia no âmbito regional e nacional, potenciando indubitavelmente o pão de Ul e as papas de S. Miguel», disse Pedro Marques considerando as duas iguarias «os dois principais ícones da cultura e tradições gastronómicas».

O evento deste fim-de-semana é o primeiro de outros que a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal pode vir a promover no município.

«Temos total disponibilidade para estabelecer parcerias para outros eventos promocionais no concelho», afirmou o vice-presidente daquele organismo. Júlio Meirinhos considerou o pão de Ul e as papas de S. Miguel produtos de «excelência» e uma proposta turística de fácil promoção pela sua qualidade e autenticidade.

O dirigente considerou importantes as lojas de Turismo que a entidade turística regional pretende abrir nos 82 municípios do norte do país, uma plataforma tecnológica em rede destinada à promoção das ofertas turísticas. A loja de Santiago de Compostela, Espanha, foi a primeira loja do Turismo a entrar em funcionamento,

«Através dessa plataforma será possível, por exemplo, que uma pessoa reserve um lugar num restaurante ou saiba qual o evento cultural num determinado dia», explicou Júlio Meirinhos.

Os «Fins-de-semana gastronómicos» pretendem promover a gastronomia tradicional como um dos sectores da oferta turística, envolvendo cerca de mil restaurantes de 60 municípios na área da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A actividade surge da dinamização dos produtos estratégicos previstos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, no âmbito do qual foi definido o produto turístico «Gastronomia e Vinhos» para o Porto e Norte de Portugal como factor de salvaguarda da herança de tradições e origem dos produtos tradicionais.

Restaurantes participantes

Restaurante Diplomata
Rua Dr. Simões dos Reis, 125
3720-245 Oliveira de Azeméis
Telefone 256 682 590
Telemóvel 919 451 929
http://diplomata.com.sapo.pt/

Restaurante D. Gomado
Rua Doutor Albino dos Reis - Edifício Dighton
3720-241 Oliveira de Azeméis
Telefone 256661371

Tasquinha Alentejana
Rua D. Egas Odoriz, nº 943720-901
Vila de Cucujães
Telefone 256 892 394/ 918 296 185
www.tasquinhaalentejana.com

Restaurante Lindolfo
Rua Villa Cesari 45 - Gândara
3700-615 Cesar - Oliveira de Azeméis
Telefone 256851721

Restaurante Samba
Rua Fonte da Valenta, Bustelo
3720-603 S. Roque - Oliveira de Azeméis
Telefone 256 602 360
Telemóvel 919 850 591
http://www.restaurantesamba.com/

Refugio d’el Rey
Rua Domingues Oliveira Fontes, 238
3720-581 UL - Oliveira de Azeméis
Telefone 256 686 134
Telemóvel 917 591 050
www.refugiodelrey.pt

Girattorio
Av. Dr. Albino dos Reis - Edifício Rock of Dighton
3720-241 Oliveira de Azeméis
Telefone: 256 661 376
http://www.girattorio.pt

Restaurante Quinta do Barão
Rua do Barão, Loureiro
Telemóvel: 912 251 207/ 934 908 925

GALERIA DE IMAGENS
  • Apresentação públic do «Fim-de-semana gastronómico» de Oliveira de Azeméis
  • Júlio Meirinhos, vice-presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, elogiou a gastronomia oliveirense
  • Fabrico do pão de Ul
  • Herminio Loureiro e o vic-presidente da entidade «Turismo do Porto e Norte de Portugal» visitando o Parque Temático Molinológico
  • «Fim de semana gastronómico» tem a parceria da Confraria das Papas de S. Miguel e da Associação de Produtores do Pão de Ul
  • É possível assistir ao vivo ao fabrico do famoso pão de Ul
GALERIA DE SONS
  • Vice-presidente da TPNP fala sobre o evento
  • Hermínio Loureiro fala da importância do evento
Ficheiros para download
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]