Município protesta junta do MAI contra estado dos quartéis da GNR

Data: 20/10/2015

O Executivo de Oliveira de Azeméis remeteu para o Ministério da Administração Interna (MAI) uma moção, aprovada por unanimidade, que expressa “perplexidade” pela “ausência de resposta” face ao mau estado dos edifícios que servem de quartel aos efetivos da GNR nas freguesias de Cesar e de Cucujães.

“É conhecido o estado de degradação e de ausência de condições destes quartéis que garantem a segurança de uma parte substancial do território dos municípios de Oliveira de Azeméis e Arouca”, assinala o texto.

É referido que “as condições precárias das instalações não são estimuladoras para um bom desempenho de quantos delas têm que usufruir diariamente”.

Com nota de que, “apesar de algumas reparações pontuais, a solução passa obrigatoriamente por medidas de fundo”, nomeadamente por “uma requalificação mais abrangente” ou pela disponibilização de “espaços alternativos”.

A moção ainda vinca que a câmara e as duas juntas de freguesia “têm demonstrado ao longo dos anos total disponibilidade para, em conjunto com o MAI, estudar as melhores soluções para um problema que tem impacto na motivação dos agentes e na perceção de segurança da comunidade local”.

O executivo presidido por Hermínio Loureiro pede que, “tão breve quanto possível”, seja encetado “ um caminho de diálogo que leve ao encontro de soluções dignas de acolhimento das forças de segurança”.