• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Politica de Igualdade e Responsabilidade Social

O Município de Oliveira de Azeméis pauta a sua atuação de acordo com os seguintes princípios, consignados e aceites aquando a sua adesão à REDE RSO.PT, em outubro de 2011:

1.      Ética e transparência.


Aderir aos princípios da ética, honestidade, respeito mútuo, confiança entre as partes, integridade e transparência nos negócios, combater o tráfego de influências, a oferta ou receção de suborno e a corrupção na esfera pública e privada e influenciar as partes interessadas neste combate, bem como promover as práticas de comércio justo.


2.      Direitos Humanos Fundamentais


Respeitar integralmente a proteção dos direitos humanos fundamentais com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos e incorporando, nas suas práticas, os princípios das Convenções fundamentais da ONU. Reconhecer o direito de todas as pessoas trabalhadoras de constituir organizações sindicais e órgãos de representação de trabalhadores/as e de aderir a essas organizações respeitar o direito efetivo a negociação coletiva. Condenar e comprometer-se a não recorrer ao trabalho forjado ou obrigatório e ao trabalho infantil.


3.      Boa Governança


Compromisso organizacional para as práticas integradas ao nivel social, ambiental e económico com a liderança da organização, procurando reduzir a exposição a riscos decorrentes dos impactes económicos, ambientais e sociais das atividades, implementando requisitos, normas e documentos, que garantam a sua continuidade.


4.      Diálogo com as Partes Interessadas


Confiar no diálogo como o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Garantir um relacionamento aberto, transparente e de confiança com as diferentes partes interessadas; instituir canais de auscultação das partes interessadas e integrar as suas preocupações; reportar de forma credível e objetiva o desempenho, na sua vertente económica, ambiental e social. Promover, ainda, o diálogo e cooperação com outras entidades públicas e privadas e outros movimentos relevantes.


5.      Criação de Valor


Promover uma gestão de elevado nível de qualidade nos produtos/serviços e processos integrando os aspetos ambientais e sociais nos processos de planeamento e tomada de decisão. Promover o investimento em investigação e desenvolvimento e incorporando a inovação nos seus produtos/serviços e processos.


6.      Gestão de Recursos Humanos


Promover uma gestão adequada dos recursos humanos, tendo presente o principio da igualdade de género; reforçar os sistemas de gestão que garantam a saúde, segurança e bem-estar das pessoas. Promover o desenvolvimento das capacidades individuais através de programas de formação profissional contínua e de desenvolvimento de competências e de qualificações. Premiar a excelência e o mérito. Rejeitar práticas abusivas e discriminatórias. Valorizar a igualdade de oportunidades.


7.      Diversidade e Igualdade


Respeitar e valorizar as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade, procurar estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da missão da organização, não tolerando a discriminação sob qualquer pretexto. Promover práticas de ação positiva que fomentem a igualdade de oportunidades, de tratamento e de resultados. Promover condições de acesso para pessoas com deficiência.


8.      Proteção e Gestão Ambiental


Promover projetos, iniciativas e boas práticas que contribuam para a preservação do ambiente. Investir em tecnologias e produtos sustentáveis e que valorizem a dimensão ecológica e a ecoeficiência. Alargar a utilização de critérios ambientais a toda a cadeia de valor. Prevenir e minimizar os riscos de impacte ambiental de todas as atividades que desenvolve através da adoção de comportamentos sustentáveis no que respeita às políticas, gestão dos sistemas, produtos, serviços e outras atividades. Monitorizar e adotar Indicadores de gestão ambiental, promovendo a melhoria contínua.


9.      Desenvolvimento das Comunidades Locais


Apoiar iniciativas de promoção social, económica e cultural, com base em critérios transparentes de avaliação de relevância para a comunidade. Promover a participação e envolvimento em trabalho voluntário. Desenvolver estratégias de coesão local/territorial em esferas como a transferência de tecnologia, apoios técnicos, formação de recursos humanos e logística, entre outras, capitalizando as iniciativas e as sinergias das organizações e pessoas da comunidade.


10.   Marketing Responsável


Orientar a política de marketing e comunicação pelo respeito à verdade, transparência, consistência e integridade das afirmações, refletindo os valores da organização. Estimular o comportamento ético e responsável do público para questões ambientais, sociais e de cidadania.

 

Carta de Princípios de adesão à REDE RSO.PT

  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]