• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner Orçamento Participativo Portugal
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Memórias de OAZ



O projeto "Memórias de OAZ" integra-se no âmbito do Plano Municipal da Cultura, aprovado pelo executivo do Município de Oliveira de Azeméis em 2013.
Este plano assenta em 6 eixos que culminarão na criação de um Museu Municipal.

Um dos eixos consistia na Criação de plataforma eletrónica para divulgação do Património Cultural existente no Município permitindo agregar, por um lado, a inventariação dos elementos patrimoniais (permitindo a centralização da informação) e, por outro, a sua divulgação, para colmatar esse desconhecimento e valorizar património cultural do concelho.

Em 2014, iniciou-se o processo de conceção do projeto Memórias de OAZ que se declinava em dois suportes: uma plataforma eletrónica onde ficaria alojada a informação relativa a cada elemento patrimonial; e uma publicação que faria uma síntese da história local integrando, no seu contexto histórico e geográfico, o património cultural.

Para o desenvolvimento do projeto contou-se com a empresa EON Industrias Criativas que propôs, fruto da sua experiência, uma solução que correspondia ao que se pretendia.

Procedeu-se, assim, ao levantamento e diagnóstico patrimonial nas vertentes arqueológico, edificado e imaterial, possibilitando a criação de um corpo de informação centralizado que permite a gestão e ordenamento do território mas que tenha uma componente de divulgação e promoção associada.

A plataforma eletrónica possui um conjunto de campos, adaptados a cada categoria patrimonial, sendo que apenas são disponibilizados publicamente aqueles que, assumem maior relevância para o seu conhecimento pelo público seja ele mais especializado ou casual, nomeadamente os que permitem conhecer a sua localização, enquadramento crono-tipológico e descrição. A cada ficha é possível juntar elementos gráficos (levantamentos arquitetónicos, plantas e alçados) fotográficos, e cartográficos. É ainda possível, além de indicar bibliografia, associar artigos em suporte digital sobre cada elemento patrimonial, criar ligações a outras páginas com informação relevante, como por exemplo levantamentos fotogramétricos ou fichas de inventário de outras instituições onde aqueles elementos estejam referenciados.

Uma vez que a informação carregada na plataforma assume um carácter específico cingindo-se a cada elemento patrimonial a publicação permite a criação de uma visão de conjunto sobre o território e sobre a inserção do património no tempo e no espaço e na sua relação com as pessoas.

Deste modo o presente Projeto revela-se um documento fundamental para a gestão e ordenamento territorial, para o conhecimento e difusão do património cultural do concelho de Oliveira de Azeméis com vista a um desenvolvimento estratégico e sustentado na área do turismo, da fruição cultural e das atividades económicas.

 

Aceda ao projeto em http://memorias.cm-oaz.pt

  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados