A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove, em parceria com a DECO, uma ação de sensibilização sobre Economia Doméstica, dirigida especialmente aos consumidores seniores.
A iniciativa realiza-se no dia 31 de março, às 14h30, no Centro Social de Fajões.
A população mais idosa está em situação de particular vulnerabilidade, pelo que a prevenção e o conhecimento dos seus direitos surge como essencial, numa fase da vida em que qualquer decisão de consumo mal tomada poderá ter resultados desastrosos e altamente prejudiciais para o consumidor.
E os exemplos são inúmeros.
Os mais idosos são muitas vezes destinatários de sorteios de viagens como isco para a venda de produtos, como colchões ortopédicos, que posteriormente não conseguem pagar.
Todos conhecemos os polémicos anúncios, recentemente difundidos, a produtos com cálcio que alegadamente previnem fraturas ou combatem males de ossos, reduzindo a osteoporose, cuja eficácia é duvidosa.
E muitos, confrontados com a pouca transparência a deficiente informação sobre os seus direitos e deveres, não se apercebem, por exemplo, na aquisição de eletrodomésticos que, ao aceitarem o pagamento em prestações, estão a assinar um contrato de crédito.
Ou ainda casos de fiadores de familiares ou amigos com penhoras da reforma.
Será importante que os consumidores em situação de especial debilidade económica tenham acesso a informação e recebam o necessário apoio face a circunstâncias que os impeçam, por exemplo, do livre acesso ao mercado.
Em situações de especial carência económica, o fornecimento de serviços públicos essenciais e o acesso aos mercados, nomeadamente o da energia, poderá estar em risco, caso não sejam assumidas as respetivas responsabilidades pelos agentes económicos fornecedores dos mesmos.
E são particularmente relevantes algumas situações de exclusão do mercado, pelo que será também importante alertar para um consumo eficiente deste e de outros bens de primeira necessidade, para além de ajudar a poupar.
Mas é também útil para o consumidor vulnerável, saber quais os meios que tem à sua disposição para resolver, designadamente, um problema de faturação extraordinária de eletricidade, que não consegue pagar, ou de como ter acesso à tarifa social.
Oliveira de Azeméis tem já ao seu dispor, no âmbito de uma parceria entre a Câmara e a DECO/Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, no SIAC- Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor, a funcionar no Mercado Municipal, um Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor com atendimento personalizado, disponibilizando informação e ajuda gratuita a todos os consumidores, não só na prevenção do endividamento excessivo, mas também na solução para problemas relacionados com consumo, créditos, gestão do orçamento ou investimentos financeiros.