A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove, sábado, dia 29 de março 2025, pelas 15h00, a apresentação do livro “A inquietude… de LIVRES Veemências” de André Rubim Rangel.
Publicado em maio 2024, o 3.º volume da coleção «As Inquietudes», com ilustrações de Filipe Ferreira e Francisca Marques, explana a Liberdade e suas liberdades, a Libertação e as contra liberdades.
A entrada é livre.
Sinopse do livro:
Estamos perante mais uma inquietação, esta, sobretudo referente a uma virtude gigante, a Liberdade, ou melhor - porque há quem refute a sua não existência ou aplicabilidade na realidade -, à forma de sermos livres e de o declaramos veementemente. Por isso, o ser Livre e o ser Veemente aliam-se e emparelham-se.
Até pelo significado de «veemência», que se traduz em energia calorosa, eloquência comovente, arrebatamento, entusiasmo e transporte de alma, numa boa impetuosidade de (querer) mostrar e demonstrar a Liberdade com o seu ardor. No seu esplendor. Perante esta significância, como não poderia conjugar a Liberdade - tema central - à veemência? São essas veemências que desejamos aos sermos livres e que públicos nas vozes exprimidas, faladas e escritas, aqui reproduzidas.
Chegamos ao vol. III de As Inquietudes, com algumas semelhanças com volumes anteriores, ou a Liberdade e a Democracia não se constituíssem como essências e premências, enquanto valores e Direitos Humanos, e ainda como clarividências de mundividências. Há, portanto, uma continuidade - tão assente como diferente -, mas aqui arreigando-se mais incisiva e profundamente.
Neste volume, André Rubim Rangel assinala, ainda, os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e os 50 anos do 25 de abril.
Biografia do autor:
André Ricardo Rubim Guimarães Rangel nasceu em 18/02/1977, no Porto. Licenciado em Teologia + CHPC (UCP); curso profissional de «Comunicação, Marketing e Assessoria de Imprensa» (AEP); e mestre em Ciências da Comunicação / Jornalismo (UFP).
É professor contratado de EMRC (2001 e profissionalizado desde 2008), nos ensinos básico e secundário; jornalista (carteira profissional desde 2006), entrevistador a personalidades nos jornais 'VivaCidade' e 'VivaDouro', cronista e repórter livre na 'Rádio Portuense', no 'Jornal Económico' e no 'Repórter Sombra'; investigador no CEAUP; colecionador de presépios (do mundo), júri residente dos concursos da C. M. Porto (cascatas sanjoaninas + presépios) e Confrade do Caco; e aficionado de ténis.