A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove, no dia 09 de abril pelas 16h00 na sala polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a conferência “Batalha de La Lys – 100 anos depois”.
A 09 de Abril de 1918 o Corpo Expedicionário Português assegurava a defesa de um sector, com aproximadamente 10 kms de extensão, junto ao rio Lys na Flandres. Apesar de bastante desgastado pelas dificuldades logísticas, o que levou o Reino Unido a prever a sua substituição, por unidades Britânicas, tal não aconteceu antes da operação Georgette que concentrou o ataque de 8 divisões Alemãs no sector português. Naturalmente, o CEP foi devastado pelo ataque alemão, tal a desproporção de meios em confronto.
No dia em que se assinalam 100 anos sobre a maior batalha em que o Corpo Expedicionário Português esteve envolvido, pretende-se analisar a estrutura logística do CEP e a forma como condicionou a sua ação assim como desmistificar um conjunto de aspetos que a historiografia transmitiu de forma acrítica ao longo destes 100 anos.
Intervenções:
“A sustentação do Exército durante a I Guerra Mundial” - José Alves do Santos
“Batalha de La Lys: Mitos e Realidades” - Sérgio Veludo Coelho
Os oradores:
José Alves dos Santos é Sargento-ajudante na Escola de Serviços do Exército e tem desenvolvido um vasto trabalho de investigação no âmbito do Serviço de Administração Militar. Das suas publicações destacam-se: “A Administração na Guerra peninsular” pela editora Caleidoscópio; “100 Anos de Presença Militar na Póvoa de Varzim – O Nosso Quartel”, edição CM da Póvoa de Varzim; “A Guerra não se fez só com balas!”, edição do Estado Maior do Exército. Foi galardoado com o Prémio Defesa Nacional 2010.
Sérgio Veludo Coelho é professor na Escola Superior de Educação do Porto, e tem desenvolvido um conjunto de trabalhos de investigação no âmbito da história militar. Das suas publicações destacam-se "O Exército Português na I Guerra Mundial 1914-1918", pela editora Plus Ultra; "Os Arsenais Reais de Lisboa e Porto 1800-1814", pela editora Fronteira do Caos; "Tempestade napoleónica : das invasões francesas aos preparativos da revolução" pela editora Quid Novi. Foi galardoado com o Prémio Defesa Nacional 2010.