• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Exposição de Pintura "Marcas do Homem PEGADAS DE DEUS" de Branca Paúl

Oliveira de Azeméis
Dia: 07 a 29 de Novembro de 2015
Horário: 3ª a 5ª feira - 9h00 às 18h00 e 6ª, Sábado e Domingo das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h00
Local: Galeria Tomás da Costa

De 07 a 29 de Novembro a Galeria Municipal Tomás Costa recebe uma exposição de pintura de Branca Paúl intitulada "Marcas do Homem PEGADAS DE DEUS" .

A exposição tem sessão de abertura agendada para o dia 07 de Novembro, pelas 16 horas. Branca Maria Pereira Azevedo Paúl, filha de Fernando Paúl e Olga Pereira Azevedo, nasceu em Oliveira de Azeméis, a 22 de Março de 1950. Percurso académico primário na Escola Feminina Oficial desta cidade onde também frequentou e concluiu o ensino secundário, no Externado Académico de Oliveira de Azeméis. Em 1968 ingressou na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Medicina pela Faculdade de Medicina desta cidade, em 1975. Aí radicada desde essa data, exerceu a sua profissão com desvelo, tendo frequentado a especialidade de Cardiologia e abraçado em definitivo a especialidade de Medicina Geral e Familiar, que mais apaixonadamente a realizava, pelo desafio de abrangência global e envolvente da prestação dos cuidados aos doentes com um todo, focando simultaneamente a vertente familiar e psicossocial dos mesmos.

Desde sempre apaixonada pela arte nas suas diversas expressões, após a sua licenciatura em Medicina matriculou-se no Curso de História de Arte, em 1976, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que, no entanto, não concluiu em virtude da dificuldade de conciliação nessas datas, do trabalho médico com os estudos universitários. Porém, mais tarde, na década de 90, ingressou na Escola de Artes de Coimbra e, em horário noturno, frequentou o Curso de Pintura daquele estabelecimento de ensino durante 4 anos, tendo concluído essa formação. Exercendo a sua atividade médica sempre no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, que tanto estimava, contribuiu para a instauração da nova Carreia Médica da Especialidade de Medicina Geral e Familiar no nosso País, que então iniciava os seus primeiros passos integrando, desde o seu início, o corpo docente da Faculdade de Medicina nessa área, ministrando aulas a alunos dos 1ºs e 6ºs anos médicos do ensino pré-graduado e como formadora do Internato Médico da Especialidade na pós-graduação. Em simultâneo com estas atividades, ainda na vertente médica, é responsável pela implementação na comunidade social de vários programas de educação para a saúde, nomeadamente em escolas e outras comunidades-alvo, com vista à prevenção da doença e promoção da saúde e bem-estar das populações. Paralelamente ao seu percurso profissional médico, a paixão pela arte em várias das suas facetas mantinha-se enraizada em seu coração, constituindo sempre um desafio e um permanente apelo, nomeadamente nos seus momentos de repouso e tempos livres.

A fotografia, amor antigo e certamente com fundamentadas raízes nas suas origens, cedo se tornou um hobby sério e relevante. Efetuou diversas exposições fotográficas em Coimbra e noutros pontos do país, nomeadamente por iniciativa do pelouro da Cultura da Camara Municipal desta cidade e ainda no âmbito de programas culturais, de vários congressos e simpósios médicos nacionais e internacionais. A escrita, outra das suas paixões, tomou forma em alguns escritos e poemas ainda não publicados nem editados, que traduzem estados de alma e ecos do coração ou do espírito que teimam em se elevar na insaciável procura das marcas do Criador. A pintura, expressão muito querida da sua sensibilidade artística sem qualquer pretensiosismo de qualidade, apenas pretende exprimir com a espontaneidade dos sentimentos que preenchem a alma e o coração, intuições e discernimentos da sua Fé, fortemente enraiadas em Deus, fonte universal da vida e do amor que sempre orientou e regeu o seu trajeto de vida.

Neste âmbito, as temáticas que centram o foco de várias das suas telas, transparecem este grande desígnio e tentam transcender o materialismo óbvio dos temas, para vislumbrar para além deles. Assim, neste contexto, duas telas executadas nos anos de 2000 e de 2003, foram entregues a sua Santidade o Papa S. João Paulo II nesses anos, por mão própria, e encontram-se no Vaticano, na sequência da conservação do espólio referente aos pertences de sua Santidade. Tal facto deveu-se à circunstância de ter sido recebida por sua Santidade nessas datas, em audiências privadas, pela razão de ser médica pessoal a Irmã Lúcia e da Comunidade Carmelita desde 1990.

Aposentada das suas funções públicas por opção própria há cerca de 8 anos, mantém a sua atividade médica atualmente canalizando os seus préstimos e competências para a ajuda e apoio de quantos vão necessitando do seu auxílio.

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]