• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

“Viva os Objetivos” – O jogo infantil para um planeta mais sustentável

Oliveira de Azeméis

Ajude a ONU a promover o jogo que quer dar a conhecer a Agenda 2030 aos mais novos

Jogar por um futuro sustentável

Em 2015, num momento histórico na Organização das Nações Unidas, a Assembleia Geral da ONU adotou a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas durante a última década. Fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo, esta agenda pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

Para realizar a Agenda 2030 será necessário mais do que governos e organizações internacionais. Os cidadãos também desempenham um papel fundamental, especialmente as crianças que, em 2030, serão os novos líderes, influenciadores e políticos. Reconhecendo a importância das crianças na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas lança agora o jogo “Viva os Objetivos”, um jogo disponível online que procura ajudar os mais pequenos a familiarizar-se com esta agenda transformadora para o nosso planeta.

As perguntas que constituem o jogo referem-se aos 17 ODS’s, sugerindo ações que os podem apoiar, realçando a importância da colaboração com outros países sociedades e alterando para a importância destes objetivos para o futuro do planeta terra. O objetivo é que as crianças não só se familiarizem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mas também que desenvolvam as suas competências de comunicação e entendimento.

Quem pode jogar?

O “Viva os Objetivos” é um jogo para crianças entre os 8 e 10 anos de idade, mas foi também desenhado como ferramenta de apoio e educação para professores e famílias. A Agenda 2030 é um elemento fundamental dos nossos futuros e é essencial que as atividades pedagógicas também o reflitam. “Viva os Objetivos” é, portanto, um meio pedagógico para ajudar crianças a perceber, de uma forma divertida e simples, o impacto que os ODS’s podem ter nas suas vidas e como podem contribuir para a sua realização até 2030. Ao jogar poderá suscitar o debate entre as crianças sobre os grandes temas mundiais contribuindo para a consciencialização dos mais pequenos.

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas criou um site onde estão disponíveis as versões do jogo em várias línguas, incluindo Português. O download do jogo não envolve quaisquer custos: basta fazer o download to kit “faz tu mesmo”, construir o jogo e começar a jogar!

Junte-se à ONU!

Queremos unir todos os nossos parceiros que valorizam e abraçam a Agenda 2030 e os ODS’s , que querem ajudar a fazer a diferença e que podem prestar apoio partilhando e promovendo este jogo nas suas redes. Neste sentido, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas desafia aqueles que querem ajudar a dar visibilidade a este jogo a participarem nesta campanha. Dissemine o jogo nas suas redes, junto dos seus parceiros que trabalham com crianças, partilhe fotografias do jogo ou informação sobre o mesmo e mostre como pode ser divertido aprender sobre os ODS’s! Envie-nos as suas sugestões.

Em anexo, encontrará um Kit para as Redes Sociais desenvolvido pela ONU Portugal para sugestões de publicações.

Junte-se à Organização das Nações Unidas e mostre como jogar o “Viva os Objetivos” pode ajudar na construção de um planeta mais sustentável em que ninguém é deixado para trás!

Hashtags principais:
#ONUPortugal #VivaOsObjetivos #GoGoals #Agenda2030
Siga a página da @ONUPortugal no Facebook

Só com uma mobilização de todos os agentes da sociedade conseguiremos alcançar um mundo mais sustentável com cidadãos informados e responsáveis. Faça parte desta mudança.

Muito obrigado pela sua colaboração.
Com os melhores cumprimentos,

ONU Portugal
Centro Regional de Informação das Nações Unidas
Telefone: +32(0)2 788 8456
Siga a ONU Portugal :
https://www.facebook.com/UnricPortugal
http://www.unric.org/pt/
https://twitter.com/ONUPortugal

 

  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]