• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Dia 16 de Setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

Oliveira de Azeméis

O Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono foi designado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1994 para comemorar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, em 1987.

Inicialmente assinado por 46 países, o Protocolo de Montreal foi sendo alvo de emendas e aditamentos ao longo dos anos. Em Dezembro de 1999, a Declaração de Pequim, aprovada durante a reunião dos subscritores do Protocolo de Montreal, reafirmou o compromisso de 175 governos, organizações internacionais, indústrias e outros grupos de conseguir a eliminação progressiva dos produtos químicos que destroem a camada de ozono da estratosfera.

Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações.

A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta.

Tratou-se da mais significativa reacção internacional a descobertas divulgadas no final da década de 80 sobre o “buraco do ozono”, que davam conta da existência de declínios dramáticos nas concentrações de ozono sobre a Antárctica.

Os peritos estimam que, para além de causas naturais, as substâncias químicas produzidas pelo homem contribuem em 82% para a destruição da camada de ozono.

O Sol envia diariamente para a Terra a sua energia sob a forma de radiações. A camada de ozono, situada na estratosfera entre 10 a 50 quilómetros acima da Terra, absorve a radiação ultravioleta B, nociva para a saúde e o ambiente.

PERIGOS RESULTANTES DA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO

No Ambiente: Destruição das colheitas; Desaparecimento de alguns seres vivos, alterando as cadeias alimentares.

No Homem: Aumento do cancro da pele; Aumento da cegueira; Enfraquecimento do sistema imunitário.

As previsões mais recentes indicam que os níveis de ozono na Primavera da Antárctida deverão começar a aumentar em 2010. Já as oscilações de espessura da camada de ozono no Árctico são altamente variáveis e difíceis de prever, mas um evento semelhante à depleção da camada de ozono da Antárctida parece pouco provável, segundo os peritos.

COMO PROTEGER A CAMADA DE OZONO

A protecção da camada de ozono passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos (por exemplo frigoríficos ou balcões frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, extintores de incêndios, inaladores para asmáticos) onde ainda se utilizem substâncias nocivas.

Qual pode ser o contributo de cada cidadão para preservar a camada de ozono?

Troca de lâmpadas: Se trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas não produz, no mínimo, 400 quilos de dióxido de carbono por ano.

Deixar o carro na garagem: Cada 10 quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono. Cada litro de gasolina liberta 2.5 Kg de dióxido de carbono.

Reciclagem: Acredite ou não, se reciclar apenas metade do seu lixo estará a contribuir para uma redução de cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais.

Plásticos e embalagens: Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.

Ar Condicionado: Com um simples ajuste, baixar a temperatura 2 graus no Inverno e subir 2 graus no Verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais.

Árvores: Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias.

Aparelhos electrónicos: Com o simples acto de desligar aparelhos electrónicos que não estão a ser usados, poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano. Se for comprar um frigorífico novo, opte por um que não use CFC's prejudiciais à camada do Ozono.

Na compra de aerossóis, artigos de refrigeração ou espumas, certificar-se que não têm CFC's;

Em vez dos "sprays", optar por produtos "roll-on" ou "stick" e desodorizantes que sejam amigos do ambiente;

Preferir produtos que respeitem o ambiente.

No Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono tente reflectir e contribuir para a saúde do planeta Terra e de todos nós.

Preserve o meio ambiente, aqueles que o rodeiam e a sua saúde.

  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]