O Município de Oliveira de Azeméis considera as alterações climáticas como um dos desafios do século XXI, pelo que, com a adoção da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta eficiente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas, promovendo, se possível, uma maior resiliência.
O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas (PAAC), do Município de Oliveira de Azeméis, representa a passagem da estratégia para a ação e do plano para a implementação, servindo de veículo motor à implementação de medidas prioritárias para a adaptação climática no concelho de Oliveira de Azeméis, maximizando os recursos e relações simbióticas que existem no concelho, a várias escalas de atuação.
O PAAC pretende planear, monitorizar e avaliar as ações que serão necessárias para o devido cumprimento e implementação das opções de adaptação definidas na EMAAC.
À semelhança da EMAAC, o PAAC constitui um instrumento a ser revisto e atualizado, com base nas ações a realizar e na atualização da própria EMAAC.
Decorrente da monitorização, dos anos de 2018, 2019 e 2020, e da publicação do Plano de Energia e Clima 2020, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 53/2020, de 10 de julho, os documentos disponibilizados correspondem à revisão e atualização do PAAC, que passará a ter a designação de “Plano de Adaptação às Alterações Climáticas com medidas de mitigação” (PAAC[CMM], bem como da EMAAC, que integra mais cinco opções de adaptação, para o ano de 2021.