Conhecidos os vencedores deste ano do prémio que homenageia a benemérita Drª Leonilda Aurora Silva Matos

Data: 25/10/2023

No dia 17 de outubro assinalou-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, como forma de sensibilizar a sociedade para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

O Município de Oliveira de Azeméis através da Rede Social de Oliveira de Azeméis  voltou a assinalar este dia, desta feita com duas iniciativas direcionadas para a valorização das entidades da Rede Social e dos seus/suas profissionais que desempenham um papel fundamental no combate às desigualdades sociais, trabalhando diariamente para a sua mitigação junto das populações que correm maior risco de pobreza e exclusão social, nomeadamente a população idosa, as crianças e jovens e as famílias mais vulneráveis nas quais é mais difícil quebrar o ciclo geracional da pobreza.

Para o efeito, foi promovida neste dia uma sessão temática do Conselho Local de Ação Social para partilha das boas práticas dos projetos candidatos ao Prémio Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos. Candidataram-se a este prémio 4 entidades da Rede Social, com projetos já em funcionamento e com relevância social e diversificados no seu âmbito, a saber: o Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa, com o projeto “Gerações em Ação”; a Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, com o projeto “Tardes em Festa”; a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, com o projeto “Casa Aconchego”; e a Comossela – Comissão de Melhoramentos de Ossela, com o projeto “Biblioteca Sótão da Avó”. Após análise pelo Júri próprio instituído pelas normas regulamentares deste prémio, chegou-se às seguintes classificações: 1º Classificado: Projeto “Casa Aconchego” da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, que arrecadou o 1º prémio de 7.000.00€; 2º Classificado: Projeto “Gerações em Ação” do Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa, recebendo um prémio de 2.000.00€; e o 3º Classificado: Projeto “Tardes em Festa” da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, com um prémio de 1.000.00€.

Ainda no âmbito da celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no dia 18 de outubro, as equipas técnicas das entidades da Rede Social participaram no workshop “Felisberta é mesmo esperta!”, uma Sessão Artística (Clown) interactiva + Desenvolvimento Pessoal (com debate e dinâmicas de grupo), para abordar temas como: o que provoca stress, suas manifestações e consequências; estratégias para prevenir e combater o stress; o poder do agora | mudança de mindset; cultivar o amor-próprio (corpo, mente e espírito); práticas de mindfulness.

Foram 2 momentos distintos, em dias diferentes, nos quais se pretendeu valorizar e premiar boas práticas levadas a cabo pelas nossas entidades da Rede Social e ao mesmo tempo permitir aos/ às trabalhadores/as destas entidades parceiras uma tarde diferente, animada e de partilha de estratégias para aumentar a resiliência destes profissionais na pesada tarefa de ajudar quem está em situação de maior vulnerabilidade.