20 Anos a Viver Melhor

Data: 28/02/2024

A Câmara Municipal comemorou hoje 20 anos do Programa Desportivo Viver Melhor (PDVM).

Este programa foi implementado em 2004 e abrange todas as freguesias do Município de Oliveira de Azeméis. Consta de sessões semanais de atividades desportivas de natureza informal, com incidência no treino da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da coordenação e treino aeróbio.

Dirige-se à população com mais de 60 anos, proporcionando atividades físicas diversificadas que ajudem a uma melhor qualidade de vida e promovam estilos de vida saudável e feliz. Visa ainda estimular de forma ativa a dimensão social do programa, promovendo a interação e o convívio entre seniores das diversas turmas.

A Vereadora Inês Lamego, referiu que “com o sucesso da iniciativa, em 13 de novembro de 2023, demos início ao alargamento do PDVM, contratando mais professores, adquirindo equipamento e com a oferta de mais sessões semanais. Tudo isto no âmbito do plano de ação para as comunidades desfavorecidas – Operação Azeméis Maior”.
Acrescentou ainda que “hoje, temos 974 seniores inscritos, distribuídos por 38 turmas. Temos orgulho em afirmar que este programa tem evidenciado um impacto muito positivo junto desta população e estamos apostados em continuar com esta oferta, em construir um programa municipal sénior que se torne uma referência de dinâmica, de proximidade e com qualidade”.

O momento contou com a presença de mais de cinco centenas de seniores inscritos no programa. A cerimónia abriu com um momento de dança pela Fábrica das Artes – Escola de Dança, tendo sido encerrado pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior.