Inaugurado o lar residencial do Pisão

Data: 06/07/2018
Equipamento singular serve 24 utentes desde março deste ano

O lar residencial do Pisão, localizado na freguesia de Fajões, Oliveira de Azeméis, foi inaugurado pela Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.

A nova infraestrutura vem responder a uma carência sentida na região depois da instituição sanjoanense ter adquirido, no início deste ano, o Centro Social Drª Leonilda Aurora da Silva Matos, evitando o seu fecho no âmbito de um processo de insolvência.

O equipamento social tem capacidade para 24 utentes portadores de deficiência com mais de 16 anos e com a inauguração os seus dirigentes pensam já em avançar com a conclusão do Centro de Atividades Ocupacionais que complemente a infraestrutura inaugurada.

O presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, agradeceu à Santa Casa a coragem de dar continuidade ao Centro Social permitindo manter as respostas sociais a cerca de 150 utentes e preservar dezenas de postos de trabalho.

“Esta é uma resposta que nos deixa a todos naturalmente satisfeitos, num concelho onde a área social, incluindo a problemática da deficiência, mantém-se como uma prioridade”, afirmou.

“Com a nossa intervenção demos vida a este projeto atenuando o sofrimento de muitas famílias”, salientou o provedor da SCM de São João da Madeira, José António Pais Vieira.

O diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, Manuel Ruivo, destacou o alcance do equipamento que entrou recentemente ao serviço da comunidade, juntando-se às valências de lar de idosos, centro de dia, apoio domiciliário, creche e ensino pré-escolar.

O bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, felicitou a Santa Casa da Misericórdia pela ousadia de fazer renascer uma instituição em dificuldades, acreditando no sucesso do projeto.

Concluído há já quatro anos mas sem nunca ter funcionado, o lar residencial abriu em março deste ano encontrando-se já com a sua capacidade esgotada desde maio.