Município adere ao projeto de voluntariado “VOAHR”

Data: 11/06/2019

A Câmara de Oliveira de Azeméis e a escola “Pista Mágica” formalizaram o acordo de cooperação que viabiliza a implementação do projeto de voluntariado VOAHR no concelho.

A assinatura do protocolo decorreu no âmbito da Semana Sénior no dia dedicado ao voluntariado e foi considerado pelo vice-presidente da autarquia, Rui Luzes Cabral, como um dos projetos no âmbito da Área Metropolitana do Porto, que terá maior impacto no futuro e, por essa razão, com continuidade assegurada.

“O projeto VOAHR está para ficar e vamos todos juntos trabalhar para que isso seja possível”, afirmou o autarca após a assinatura do acordo e no âmbito do qual foi desenvolvida as duas primeiras ações “Voluntaria-te” mãos à obra nas freguesias de São Roque e Pinheiro da Bemposta.

Dotado com uma verba de 300 mil euros e em execução até setembro de 2021, o projeto VOAHR resultou da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local e decorre em 14 municípios da Área Metropolitana do Porto.

Segundo Sónia Fernandes, da escola de voluntariado “Pista Mágica”, o projeto assenta em três pilares, nomeadamente no apoio à reestruturação das estruturas municipais de voluntariado, na formação e motivação dos voluntários e no voluntariado inclusivo onde está prevista a criação de uma bolsa de voluntariado.