• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro inaugura espaço inovador de apoio à demência

Data: 30/09/2019
Oliveira de Azeméis

As populações de Oliveira de Azeméis, e dos concelhos limítrofes, passaram a dispor de uma infraestrutura singular de apoio social com a inauguração do Centro de Estimulação para Pessoas com Demência (CEPD), um projeto da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, de Santiago de Riba Ul. 

O novo espaço, inaugurado esta manhã, vem dar resposta a uma lacuna existente no distrito, deixando satisfeito o diretor da segurança Social do Distrito de Aveiro, Fernando Mendonça.

Este responsável enalteceu “o trabalho pioneiro e interessante” da Associação de Melhoramentos ao proporcionar este tipo de respostas sociais e realçou a “forma ativa de estar na sociedade”.

O dirigente da Segurança Social destacou, também, a “presença atuante” da autarquia nas questões sociais defendendo, a este nível, uma atuação tripartida entre Estado, autarquias e instituições particulares de solidariedade social.

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, defendeu a necessidade de se dar respostas aos “processos de envelhecimento mais longos que hoje são proporcionados pela ciência e pelas políticas de saúde” e chamou a atenção para os números da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que apontam para a existência atual de mais de 200 mil casos de pessoas com demência em Portugal.

“Temos de encontrar respostas inovadoras para esta realidade atual”, disse Joaquim Jorge, elogiando o “percurso extraordinário” que a associação Pró-Outeiro tem feito na procura de soluções dinâmicas no apoio social que presta aos utentes e, em particular, na área da demência.

O presidente da Direção da instituição, Diamantino Nunes, deixou evidente o orgulho pela inauguração da nova valência mas alertou para a necessidade de “se iniciarem hoje novos investimentos”, nomeadamente aumentar a capacidade das instalações e proceder à ampliação e renovação de parte da frota automóvel.

“A Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro precisa de ajuda e esta não pode ser adiada”, afirmou.

Com capacidade para 40 utentes, o Centro de Estimulação para Pessoas com Demência tem como objetivo fornecer uma resposta, inexistente nesta área, dando a possibilidade das pessoas com Alzheimer e outras demências beneficiarem de um tratamento não farmacológico.

No âmbito da inauguração do CEPD, a associação promoveu I Congresso de Envelhecimento e Práticas na Demência onde foram abordadas temáticas teórico-práticas para a disseminação das boas práticas associadas à avaliação, diagnóstico e intervenção junto das pessoas com demência.

 

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]