Programa Saúde + ajuda oliveirenses na aquisição de medicamentos

Data: 26/11/2019

As respostas sociais do município de Oliveira de Azeméis abrangem o apoio a todos os grupos específicos com reduzidos rendimentos. Neles se integram as pessoas seniores para as quais a autar­quia decidiu implementar o “Programa Saú­de + OAZ”.

A ajuda traduz-se na atribuição de um apoio financeiro para compra de medicamentos.

O executivo municipal justifica a nova me­dida com a necessidade de promover uma melhor saúde e bem-estar aos mais idosos garantindo-lhes um envelhecimento com mais qualidade de vida, contribuindo para uma sociedade mais justa onde a equida­de da saúde deve estar sempre presente.

O programa Saúde + OAZ assume-se como instrumento de reforçar a coesão social promovendo a saúde dos munícipes econo­micamente mais desfavorecidas.

“Esta medida terá um impacto social muito grande sendo certo que, consoante o número de pessoas que reúnam as condições para serem apoiadas, reforçaremos, se for necessário, a verba do programa”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

O autarca estima que esta medida tenha um impacto orçamental, em 2020, na ordem dos 50 mil euros.

As regras para aceder ao programa estão definidas em regulamento, que aguarda publicação em Diário da República, e definem como público­-alvo pessoas com residência permanente no concelho com idade igual ou superior a 65 anos ou doentes crónicos de qualquer idade com carência económica.

O montante máximo de apoio mensal, ou único, pode atingir os 100 euros anuais ou 150 euros no caso de um agregado familiar.