Câmara Municipal premeia inclusão pela deficiência

Data: 06/12/2019

A Câmara de Oliveira de Azeméis assinalou o Dia Internacional da Deficiência com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Sem Limites”, ligado à temática e dirigido a crianças dos jardins-de-infância e EB1, e do Prémio de Mérito Municipal às empresas e entidades promotoras da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

As comemorações, promovidas pela Câmara Municipal em parceria com a Comissão Municipal para a Deficiência, foram assinaladas ainda com a distinção do selo “Azeméis Integra” que premeia a acessibilidade de equipamentos e estabelecimentos a pessoas de mobilidade reduzida.

O programa incluiu ainda a realização do espetáculo “Viagem para a Amizade” que teve a participação de 255 alunos, professores e auxiliares de ação educativa de oito escolas do concelho.

As iniciativas inserem-se nas políticas sociais do município destinadas a promover atitudes mais inclusivas nas questões da deficiência. Esta foi a ideia transversal às ações desenvolvidas para comemorar a efeméride, às quais assistiu o vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral.

As comemorações do Dia Internacional da Deficiência visam promover a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência, o seu bem-estar e integração na sociedade em todas as áreas.

Concurso “Sem Limites”

Vencedores

- Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis (categoria jardim de infância)
- EB1 da Alumieira do Agrupamento de Escolas de Loureiro (categoria EB1)

Prémio de Mérito Municipal de Integração de Pessoas com Deficiência

Empresas / entidades distinguidas

- Plásticos Frias, Lda
- Sanbrusapato, Indústria de Calçado Lda.
- Mitjavila, SA

Selo “Azeméis Integra”

Espaços / equipamentos distinguidos

Cor amarela
(primeiro nível de concretização)
- Confeções Ismar
- Centro de Negócios da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro

Cor verde-escuro (último nível de concretização)
- Centro Clínico Indumed
- Shopping Center Bambu Verde

Diplomas de Reconhecimento às empresas / entidades

- Eurobotânica Viveiros, Lda.
- Cerciaz, CRL
- Década Magnética, Unipessoal, Lda.