Programa Viver Melhor torna seniores mais ativos e felizes

Data: 09/12/2019

A promoção da saúde, centrada em estilos de vida saudável, está na base da criação do Programa Desportivo Viver Melhor.

O projeto, dirigido a pessoas do concelho de Oliveira de Azeméis com mais de 60 anos, revela a importância que este estrato da população tem nas políticas sociais do executivo municipal.

Ciente de que a atividade física é fundamental na melhoria da qualidade de vida, o município implementou o programa em 2004, atingindo rapidamente o sucesso junto da população sénior, funcionando nas várias freguesias do concelho e nas instituições sociais.

Mais de mil idosos frequentaram, em 2019, as sessões semanais de atividades desportivas contribuindo para uma vida mais saudável, prevenir doenças, promover o bem-estar, a autoestima e combater o sedentarismo e o isolamento social.
As políticas sociais e a qualidade de vida da população sénior passa, também, pela Rede Concelhia de Clubes Seniores.

Os 15 clubes seniores existentes são responsáveis por atividades sócio recreativas, desportivas e culturais com o objetivo de proporcionar momentos de convívio, de valorização pessoal, de partilha de experiências, de participação ativa, de aumento da autoestima, de combate ao isolamento social e de prevenção de situações de exclusão social.

O leque de atividades desenvolvidas é diversificado: jogos de mesa, trabalhos manuais, artesanato, workshops, ginástica, teatro, bailes, dança criativa, comemoração de dias temáticos, animação, passeios, atividade coral, rastreios de saúde e sessões de cinema.