“Hora das Tartarugas” forma crianças emocionalmente fortes

Data: 10/12/2019

Educar, prevenir e agir (EPA) são as bases de um programa que põe bebés, crianças, pais e encarregados de educação a interagir, a conviver e a crescer.

A ideia do Programa EPA é partilhar, de forma informal, temas, conhecimentos e emoções relacionados com as várias etapas de desenvolvimento das crianças de Oliveira de Azeméis entre os três meses e os seis anos de idade que frequentam as valências de creche e jardim-de-infância de instituições particulares de solidariedade social.

O programa, concebido para promover a inteligência emocional dos mais pequenos, destina-se a formar crianças mais seguras no decurso do seu desenvolvimento.

As vantagens estendem-se também aos pais com a abordagem às mudanças, desafios, dúvidas e preocupações em relação ao crescimento dos seus filhos.

O EPA, envolvendo120 crianças de sete instituições, desenvolve-se por módulos. Deles, destaca-se a “Hora Das Tartarugas” para crianças entre os cinco e os seis anos.

São desenvolvidas ações e exercícios práticos visando capacitá-las para, de uma forma natural, entenderem, usarem e gerirem as suas emoções e afetos. O objetivo é levá-las a crescer emocionalmente refletindo-se essas melhorias no seu bem-estar físico e mental.

Nas sessões realizadas nas instituições são trabalhadas matérias tão importantes como as relações, o autocontrole, a partilha e o respeito pelo outro. No fundo dá-se especial atenção aos comportamentos, aos estados emocionais das crianças potenciando estas para a procura de soluções para os seus problemas dotando-as de uma personalidade forte que impeça, mais tarde, alterações no seu ambiente psíquico como, por exemplo, depressões ou estados de ansiedade.

O que é trabalhado de forma lúdica:

- Exercícios dos 5 sentidos
- Exercícios das emoções básicas (medo, alegria, raiva, tristeza, nojo e surpresa)
- Exercícios de respiração e mantras
- Teatralização de histórias sobre as emoções
- Magias
- Exercícios de relaxamento