As famílias dos blocos habitacionais B4 e B5 do Bairro de Lações possuem hoje uma habitação mais digna, dotada de melhores condições de bem-estar e segurança, depois da Câmara Municipal ter procedido à sua reabilitação.
O custo da intervenção foi de cerca de meio milhão de euros e permitiu dotar os blocos de melhores condições de salubridade, segurança e conforto térmico.
“A intervenção era urgente e demonstra a preocupação deste executivo para as questões sociais, em particular para os princípios de igualdade no que se refere ao direito a uma habitação digna para todos”, refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.
A operação incluiu a impermeabilização e colocação de novos revestimentos nas fachadas e coberturas originais e a melhoria do conforto térmico através da substituição das caixilharias e vãos envidraçados. Propriedade do município, os dois blocos encontravam-se profundamente degradados e à espera de uma intervenção profunda há vários anos. Assim, além da impermeabilização e de novos revestimentos, foram corrigidas diversas patologias existentes nas fachadas, terraços e varandas.
A reabilitação veio dar qualidade urbanística àquela zona e incluiu ainda a beneficiação de acessos, espaços de circulação e a revisão das entradas das frações.
A obra foi cofinanciada por fundos europeus através do programa NORTE 2020.