Setembro Dourado - Mês de sensibilização contra o cancro pediátrico

Data: 01/09/2021

Vestir a cidade de dourado foi o desafio lançado pela Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, no âmbito da campanha nacional, “Setembro Dourado - mês de sensibilização para o cancro pediátrico”, solicitando a todas as organizações concelhias, escolas, famílias e parceiros sociais que elaborem um Laço Dourado, cor que simboliza a força, coragem e resiliência de quem, cedo demais, vive uma doença oncológica.

Convidam-se, assim, todas as freguesias do nosso concelho a integrar este movimento, através da colocação de laços dourados em locais bem visíveis, da iluminação dos seus edifícios, da colocação nas fachadas de bandeiras com o laço dourado, ou da partilha digital de mensagens, transmitindo uma mensagem de esperança que minimiza o impacto da doença na vida das crianças, jovens e suas famílias.

Inserida na campanha internacional Ligth It Up Gold, o objetivo é “iluminar a ouro” a caminhada das famílias de crianças e jovens diagnosticadas com cancro.

De acordo com a Acreditar, só em Portugal, são diagnosticados cerca de 400 casos de cancro pediátrico por ano, com uma taxa de cura de 80 por cento, o que a torna a principal causa de morte infantil não acidental.

A Acreditar pretende, com esta iniciativa, promover o conhecimento sobre a doença e a realidade com que se confrontam as crianças, os jovens e as suas famílias e relançar na ordem do dia o debate sobre questões sociais, educação e direitos em geral que visam melhorar a vida de crianças com cancro.

É possível aceder a mais informação através do site www.acreditar.org.pt/pt.

• Divisão de Ação Social
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
  • Piscinas Municipais
  • Centro de Informação Autárquico Consumidor