Projeto VOAHR nomeado para o Concurso Municípios do Ano 2021

Data: 27/10/2021

O projeto VOHAR, do qual a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis é um dos parceiros, está nomeado para vencer o Concurso “Municípios do Ano 2021”, na Categoria Intermunicipal, anunciados recentemente pela plataforma UM-Cidades.

O projeto será agora avaliado pelo Júri Nacional e os resultados serão anunciados na Cerimónia de Entrega dos Prémios, a realizar na cidade do Funchal, em data a anunciar.

O Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência Municípios (VOAHR Municípios) é uma IIES – Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica e nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas).

Com início em outubro de 2018 e término em dezembro de 2021, a iniciativa intermunicipal conta com o peso do investimento social de 14 municípios da Área Metropolitana do Porto: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Até ao final de 2020 foram dinamizadas, no âmbito do projeto, mais de 300 atividades de capacitação, planeamento e disseminação num total de cerca de 1000 horas, alcançando perto de 6000 pessoas.

O projeto VOAHR Municípios é uma iniciativa financiada pela Portugal Inovação Social e com o apoio institucional da Área Metropolitana do Porto que pretende aumentar o impacto do voluntariado a nível municipal através de ações de formação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado cada vez mais eficiente e profissional.

O projeto assenta em três ações-chave: Apoio às Estruturas Municipais de Voluntariado, Capacitação dos Agentes de Voluntariado e Voluntariado Inclusivo.