Campanha nacional quer combater a violência doméstica

Data: 25/11/2021

Destinada a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres está desde hoje no terreno a campanha “Portugal Contra a Violência”, uma iniciativa que conta com a colaboração da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I e Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Lançada pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a iniciativa procura despertar consciências e reforçar a vigilância contra a violência doméstica, alertando para os impactos deste crime público não só nas mulheres mas também nas crianças.

O objetivo, num momento em que também os constrangimentos impostos pela pandemia COVID 19 provocaram desafios acrescidos, é consolidar o sentido de responsabilidade coletiva, transmitir confiança a cada mulher, na sua luta, e à sociedade em geral, no combate a este crime público, bem como divulgar as respostas e mecanismos de apoio às vítimas.

O município de Oliveira de Azeméis dispõe de uma Estrutura de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Violência do Género, uma resposta supramunicipal que abrange os municípios Terras de Santa Maria, dinamizada pelo Espaço Trevo da Casa dos Choupos.

Além do atendimento que faz, esta estrutura atua ainda ao nível do apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, dispondo ainda de um gabinete de atendimento e informação à vítima podendo ser contactada através dos números 256 365 665, 919 680 097 e 964 184 860.

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a vereadora Inês Lamego, acompanhada de responsáveis da Cooperativa Casa dos Choupos, participou numa ação de sensibilização no mercado municipal provisório e em alguns locais da cidade através da distribuição do jornal “Ó da Causa”.

A Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), que abrange 95% território nacional, incluindo respostas especializadas de atendimento e acolhimento, registou até final do passado mês de setembro 97.172 atendimentos.

Para denúncia ou ajuda pode ligar para a GNR ou para o 800 202 148 ou ainda enviar um SMS para o 3060 porque “enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica não vai ficar tudo bem”.

A campanha tem a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.