• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Dia Internacional da Mulher é dia de alerta em Oliveira de Azeméis #EuLutoPelaIgualdade

Data: 04/03/2022
Oliveira de Azeméis

Município Oliveirense leva à rua Igualdade, Não Discriminação e Responsabilidade Social

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, em coparticipação com o SINCLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), escolhe a efeméride do Dia Internacional da Mulher para trazer à rua o III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social, ainda em fase de elaboração, e o lançamento do movimento #EuLutoPelaIgualdade.

Este Plano, no âmbito da Estratégia Portugal + Igual (2018-2030) integra três temáticas nucleares para a sociedade atual: a Igualdade entre Homens e Mulheres; a Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica e, o Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características Sexuais. Na senda dos planos municipais anteriores, (2014-2016/2017-2019), decidiu-se que o III Plano irá continuar a apostar na dimensão da Responsabilidade Social.

O SINCLab, grupo de investigação da FPCEUP concluiu em dezembro de 2021 um processo de diagnóstico ao nível da Igualdade, Discriminação de Género e Responsabilidade Social do concelho, baseado em evidências estatísticas e nas preocupações elencadas por entidades-chave e por grupos locais. Este diagnóstico, atual e participado, é a base para um Plano que reflita as efetivas necessidades e prioridades da comunidade oliveirense.

No próximo dia 8 de março o Município traz o alerta às ruas de Oliveira de Azeméis. A Autarquia, representada pela Vereadora da Ação Social e dos Recursos Humanos, Dra. Inês Lamego e o Vereador da Educação e Conselheiro Local para a Igualdade, Dr. Rui Luzes Cabral, partilha com a população alguns dados preliminares do diagnóstico, como mote para o lançamento do movimento de sensibilização #EuLutoPelaIgualdade.

Esta iniciativa será também levada às escolas de 1º Ciclo do concelho neste dia e, na sequência da futura apresentação oficial do III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social, alargada a toda a comunidade socioeducativa, envolvendo estudantes, docentes e não docentes, famílias e entidades locais, num movimento coletivo de mudança social que se materializará num conjunto de medidas e iniciativas patentes no Plano.

O envolvimento da equipa científica do SINCLab nesta iniciativa de rua será preconizado em momentos de conversa com os cidadãos e as cidadãs de Oliveira de Azeméis para a sensibilização e demonstração simbólica de um alerta vital: o envolvimento de tod@s é essencial para um futuro mais igual e mais inclusivo.

Entre as 11H e as 12H, do dia 8 de março, a Autarquia de Oliveira de Azeméis e o SINCLab estão na rua em Alerta pela Igualdade e pela Não Discriminação na perspetiva de que esclarecer e informar é o caminho certo para dar início à mudança.

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]