Dez associações culturais, recreativas e desportivas do concelho de Oliveira de Azeméis desenvolveram acções voluntárias melhorando as suas instalações e introduzindo mais-valias em alguns espaços públicos.
Foi o caso do parque temático molinológico onde os voluntários, dinamizados pelo grupo folclórico «Padeirinhas de Ul», procederam à limpeza de um moinho valorizando o património local.
A iniciativa decorreu no âmbito do Dia Municipal da Acção Voluntária nas Associações, uma das acções inseridas no programa municipal do Ano Europeu do Voluntariado.
Além da associação de Ul, mais nove colectividades associaram-se ao desafio da autarquia de desenvolverem acções a favor da comunidade.
Responderam ao apelo o grupo «Padeirinhas de Ul», Clube Equestre de Loureiro, Grupo Folclórico de Cidacos, banda de música de Santiago de Riba-Ul, grupo de escoteiros de Cucujães, Lions Clube de Oliveira de Azeméis, Associação Cultural e Recreativa de S. Roque, Sporting Clube de Bustelo, Núcleo de Atletismo de Cucujães e Comissão Social de Freguesia de S. Martinho da Gândara.