• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Autarquia aposta na Cerciaz como parceira para a inclusão social

Data: 28/05/2010
Oliveira de Azeméis
Mesa que presidiu às comemorações do 30º aniversário da Cerciaz

A cedência do direito de superfície do terreno onde está implantado o Centro de Recuperação de Crianças Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (Cerciaz) vai constar de uma proposta que o presidente da autarquia irá submeter à apreciação do executivo, anunciou Hermínio Loureiro na sessão solene do 30º aniversário da Cerciaz.

O autarca associou-se às comemorações que incluíram o lançamento do livro «30 sonhos», a homenagem a funcionários, ex-dirigentes e figuras que se destacaram no apoio à instituição ao longo de três décadas e a assinatura de um protocolo para a criação do Centro de Treino Municipal de Boccia.

«A Cerciaz será sempre um parceiro na definição e implementação de políticas relacionadas com as questões da deficiência», afirmou Hermínio Loureiro, considerando a instituição «a que mais se tem destacado nas matérias inclusivas combatendo a exclusão e as desigualdades até ao limite».

O aniversário foi de festa e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas direcções e funcionários na tentativa de combater a discriminação e promover a «igualdade de direito das pessoas com deficiência».

Segundo Hermínio Loureiro, os progressos alcançados não evitam que continue a existir um «conjunto de barreiras de toda a ordem» que «não permitem ainda uma plena cidadania aos portadores da deficiência».

«A Cerciaz tem dado um contributo exemplar para deitar abaixo as barreiras», considerou o autarca, destacando a capacidade da instituição de «transformar as dificuldades em oportunidades» e a aptidão para inovar, obter novas receitas e prestar os serviços à comunidade.

«A Cerciaz é hoje uma instituição respeitável que trabalha de forma profissional as matérias relacionadas com as questões da deficiência», disse Hermínio Loureiro, destacando que o combate municipal à exclusão faz-se «na transversalidade das políticas».

O autarca aproveitou o 30º aniversário para propor, face ao «excelente trabalho que vem sendo realizado», o alargamento do protocolo no âmbito do qual o tratamento e o embelezamento das rotundas e outros espaço públicos é assegurado por alunos da instituição.

«Olhando para o vosso trabalho e para o vosso sucesso sentimos na Cerciaz uma extraordinária fonte de motivação e inspiração», realçou o presidente do município.

A Cerciaz foi criada a 27 de Maio de 1980 e pelas instalações, com o objectivo da sua integração social e profissional, já passaram centenas de crianças e jovens.

Para Jorge Silva, presidente da Assembleia Geral, é necessário um olhar diferente para as pessoas portadoras de deficiência como «seres humanos com aspirações e anseios legítimos» sendo, também, «fundamental que as empresas estejam mais receptivas a acolher nos seus quadros pessoas com deficiência».

Jorge Silva classificou os 30 anos da Cerciaz «um caminho de perseverança e de crescimento» que proporcionou a muitos jovens «um percurso de vida diferente daquele a que pareciam estar predestinados».

A apresentação do livro «30 sonhos», de Ana Paula Pinto, assinalou a passagem dos 30 anos de actividade da Cerciaz.

Durante a cerimónia foi entregue ao presidente da Direcção, António José, a medalha de Ouro do município atribuída no passado dia 16 de Maio.

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]