Autarquia premeia empresas empregadoras de pessoas com deficiência

Data: 23/10/2011

A câmara de Oliveira de Azeméis distinguiu empresas e instituições que, no último ano, possibilitaram a entrada de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.

O Prémio de Mérito Municipal, instituído há cinco anos pela autarquia, decorreu durante a semana «Azeméis é Social» e foi entregue a duas empresas e a uma instituição das freguesias de Cucujães e de Cesar. O município entregou ainda diplomas de reconhecimento a quatro empresas, três do concelho e outra do município vizinho de Estarreja.

A adesão das empresas à bolsa de empregabilidade, através da plataforma «Integrar...mais», deixa satisfeito o presidente da autarquia.

Segundo Hermínio Loureiro, «as empresas em Oliveira de Azeméis não estão indiferentes às questões da integração, abrindo as portas às pessoas quem mais precisam».

«Espero que estes exemplos de responsabilidade social sirvam de exmplo para outras empresas », disse, alertando para a «importância da mobilização da sociedade nestas temáticas».

«Se não existir esta partilha e mobilização não conseguiremos atingir os objectivos por mais planos sociais que existam», reforçou, lamentando que «infelizmente a sociedade ainda não está ainda preparada para as questões da deficiência».

A autarquia aproveitou para lançar o selo «Azeméis Integra», uma iniciativa que visa certificar os espaços e equipamentos públicos e privados ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

O selo, com três níveis de classificação de acordo com a adaptação executada, visa o reconhecimento da existência de condições para o usufruto universal e integrado de pessoas com deficiência.

O município tem actuado na promoção das acessibilidades através da eliminação das barreiras arquitectónicas tendo em curso intervenções nas escolas EB1, a requalificação do salão nobre, além do plano municipal de acessibilidades com o objectivo de fazer o diagnóstico de todos os constrangimentos no concelho.

Para Hermínio Loureiro «ninguém está dispensado do combate às questões sociais, um esforço que deve ser reforçado quando vivemos actualmente momentos de crise porque estes trazem problemas de desemprego, delinquência, vandalismo e violência doméstica».

«Há que actuar preventivamente e nesse aspecto temos vindo a trabalhar na área da prevenção, em parceria com as juntas de freguesia, as instituições sociais, a comunidade e as empresas», afirmou.

Empresas distinguidas

Prémio de Mérito Municipal
- Camilo Martins Ferreira&Filhos, Lda (Cucujães)
- Dias Verdes (Cesar)