• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Autarquia premeia empresas empregadoras de pessoas com deficiência

Data: 23/10/2011
Oliveira de Azeméis

A câmara de Oliveira de Azeméis distinguiu empresas e instituições que, no último ano, possibilitaram a entrada de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.

O Prémio de Mérito Municipal, instituído há cinco anos pela autarquia, decorreu durante a semana «Azeméis é Social» e foi entregue a duas empresas e a uma instituição das freguesias de Cucujães e de Cesar. O município entregou ainda diplomas de reconhecimento a quatro empresas, três do concelho e outra do município vizinho de Estarreja.

A adesão das empresas à bolsa de empregabilidade, através da plataforma «Integrar...mais», deixa satisfeito o presidente da autarquia.

Segundo Hermínio Loureiro, «as empresas em Oliveira de Azeméis não estão indiferentes às questões da integração, abrindo as portas às pessoas quem mais precisam».

«Espero que estes exemplos de responsabilidade social sirvam de exmplo para outras empresas », disse, alertando para a «importância da mobilização da sociedade nestas temáticas».

«Se não existir esta partilha e mobilização não conseguiremos atingir os objectivos por mais planos sociais que existam», reforçou, lamentando que «infelizmente a sociedade ainda não está ainda preparada para as questões da deficiência».

A autarquia aproveitou para lançar o selo «Azeméis Integra», uma iniciativa que visa certificar os espaços e equipamentos públicos e privados ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

O selo, com três níveis de classificação de acordo com a adaptação executada, visa o reconhecimento da existência de condições para o usufruto universal e integrado de pessoas com deficiência.

O município tem actuado na promoção das acessibilidades através da eliminação das barreiras arquitectónicas tendo em curso intervenções nas escolas EB1, a requalificação do salão nobre, além do plano municipal de acessibilidades com o objectivo de fazer o diagnóstico de todos os constrangimentos no concelho.

Para Hermínio Loureiro «ninguém está dispensado do combate às questões sociais, um esforço que deve ser reforçado quando vivemos actualmente momentos de crise porque estes trazem problemas de desemprego, delinquência, vandalismo e violência doméstica».

«Há que actuar preventivamente e nesse aspecto temos vindo a trabalhar na área da prevenção, em parceria com as juntas de freguesia, as instituições sociais, a comunidade e as empresas», afirmou.

Empresas distinguidas

Prémio de Mérito Municipal
- Camilo Martins Ferreira&Filhos, Lda (Cucujães)
- Dias Verdes (Cesar)
- Fundação Condessa de Penha Longa (Cucujães)

Diplomas de reconhecimento

- Clem Plásticos, Lda (S. Roque)
- Sonecol, SA (Cesar)
- Panificação Pérola de S. Roque
- Natigam, SA (Estarreja)

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]