Com o objetivo de assinalar o Dia Municipal das Escolhas Saudáveis, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promoveu um conjunto de iniciativas de sensibilização aos jovens.
«A escolha de caminhos saudáveis é vossa, por isso escolham bem», afirmou o presidente da autarquia durante um encontro que reuniu alunos das escolas secundárias do concelho.
De acordo com Hermínio Loureiro, «é fundamental facultar a informação necessária à decisão e atuar de forma preventiva no sentido de se atingir o caminho certo».
«Tenho uma visão oposta à punição e por esse motivo sou a favor da informação credível e da prevenção», acrescentou.
O autarca aproveitou para lembrar os jovens de que «aquilo que decidirem agora vai ter influência no futuro».
Segundo Gracinda Leal, vereadora da ação social, «é preciso adotar estilos de vida saudáveis através de uma reeducação e de uma atitude positiva».
«Cresçam de forma a escolher o caminho mais salutar», disse, referindo que «a autarquia tem levado a cabo em áreas como o desporto, a educação e a juventude, a implementação de programas preventivos que ajudam a fazer as escolhas que se distanciam das toxicodependências».
As iniciativas do Dia Municipal ficaram ainda marcadas pela dinâmica desenvolvida no agrupamento de escolas de Cucujães, no âmbito da ação «Tu és saudável».
Os trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano da escola EB1 do Picoto e inseridos no projeto «Riscos Calculados» foram afixados num painel situado na fachada exterior da escola e onde se pode ler «Sou saudável!».
As ações incluíram ainda, na biblioteca municipal, a abertura da exposição composta por projetos realizados pelos alunos do 12º ano da escola secundária Soares Basto e do Agrupamento de Escolas de Fajões.
Houve ainda intervenções sob o tema «A um passo da independência», com Fernando Batista, coach de jovens e líder do Riso.
Num discurso simples e sustentado em exemplos e exercícios de auto motivação e auto ajuda, o palestrante ensinou como deve ser encarada a vida e a forma como os jovens devem posicionar-se perante os desafios que lhes são colocados.
«Construam a vida de cores e ofereçam valores uns aos outros», disse.
Participaram também Manuel Esteves, chefe de serviço de psiquiatria do hospital de S. João do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Joana Coutinho, do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), Carlos Silva, da Associação de Jovens Eco Urbanos e Susana Barbosa, da Comissão Municipal para a Prevenção das Toxicodependências.