Autarquia valoriza questões sociais do município

Data: 21/10/2011

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, afirmou que a autarquia «não vai cortar nas questões sociais» uma vez que elas têm um papel interventivo.

A garantia foi anunciada na cerimónia de assinatura dos protocolos de financiamento dos projectos promotores de voluntariado, integrado no programa da semana «Azeméis é social», que decorre até este domingo no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.

«Nestes momentos de crise não podemos cruzar os braços, sendo necessário agarrar as dificuldades e transformá-las em oportunidades», afirmou o autarca deixando uma mensagem de esperança e agradecimento ao trabalho e dedicação das juntas de freguesia e respectivos autarcas.

Segundo Hermínio Loureiro, «as juntas de freguesia são excelentes veículos de condução, aconselhamento e encaminhamento dos problemas para os parceiros».

«Trabalhar em conjunto são as palavras de ordem para ultrapassar os problemas», disse, acrescentando que «é preciso fazer um trabalho preventivo e é para isso que a nossa rede social trabalha».

Os sete protocolos assinados correspondem às candidaturas apresentadas pelas juntas de freguesia estão inseridos no programa municipal do Ano Europeu do Voluntariado (AEV).

À assinatura seguiu-se o encontro «Comissões sociais de freguesia: participar, inovar, (des)envolver» que contou com a participação de Francisco Jorge, técnico do município de Vila Nova de Famalicão e Ana Valente, técnica do município de Oliveira de Azeméis que apresentaram estratégias de dinamização das Comissões Sociais de Freguesia (CSF).

«O município conta já com 11 CSF, mas o objectivo da autarquia passa por envolver as restantes oito», afirmou Gracinda Leal, vereadora responsável pela acção social.

Projectos promotores de voluntariado:

Junta de freguesia de Carregosa «Sensibilizar para melhor servir»
Junta de freguesia de Cesar «Laços de amizade»
Junta de freguesia de Santiago de Riba-Úl «Limpeza das margens do rio Úl»
Junta de freguesia de S. Martinho da Gândara «Restauro e limpeza das alminhas e das margens do rio Negro»
Junta de freguesia de S. Roque «Cantina Social e Comunitária»
Junta de freguesia de Úl «Limpar Úl»
Junta de freguesia de Cucujães «Para uma vila melhor».