Colóquio alerta para a importância da inovação social

Data: 30/05/2012
Hermínio Loureiro no colóquio «Inovar Social»

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis considerou fundamental o contributo que os jovens podem dar para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida das gerações mais velhas.

Hermínio Loureiro falava no colóquio «Inovar social» realizado, esta tarde na biblioteca municipal Ferreira de Castro, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

Perante uma plateia composta por estudantes da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto, da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), o autarca referiu-se às instituições de ensino enquanto «meios para encontrar e resolver os problemas de cariz social».

Segundo Gracinda Leal, «o envelhecimento ativo é um processo de otimização e esperança ativa daqueles que estão a envelhecer».

«A autarquia continuará a trabalhar no sentido de proporcionar aos maiores um envelhecimento ativo de qualidade e consequentemente um futuro melhor», disse a responsável da ação social, na apresentação das políticas implementadas no município.

«Gerações Cruzadas, cursos de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Tardes Maiores, programa Ir mais longe, Encontro dos saberes e Turismo sénior são algumas das ações que a autarquia tem desenvolvido para a comunidade sénior».

O colóquio contou também com a presença de António Ribeiro, diretor da empresa OrthosXXI, Ana Isabel Martins, investigadora da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, e Susana António, designer.

Em simultâneo e até 15 de junho está patente no átrio da biblioteca a exposição «Inovar social: design para o envelhecimento ativo».

A mostra apresenta os projetos desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º ano da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto em parceria com várias instituições de cariz social do concelho de Oliveira de Azeméis.

Os trabalhos apresentados resultaram de uma estratégia colaborativa entre a escola e a sociedade que permitiu aos alunos a oportunidade de trabalharem junto da comunidade local, fomentando a responsabilidade social de cada um», disse Matinho Oliveira, diretor da ESAN.