Crianças alertadas para ambientes saudáveis

Data: 11/09/2009
O parque molinológico foi o espaço escolhido para as crianças aprenderem as vantagens de viverem em ambientes saudáveis, livres de drogas
Mais de uma centena de crianças de Oliveira de Azeméis que frequentam centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) foram alertadas, através de actividades lúdicas e pedagógicas, para os malefícios do uso de drogas e para as vantagens de viverem modelos de vida saudáveis.

Em pleno parque temático molinológico de Ul, onde decorreram parte das comemorações do Dia Internacional de Luta contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 120 crianças, entre os oito e os 12 anos, escutaram ao início da manhã alguns conselhos da vereadora do pelouro de acção social da autarquia.

«Temos de saber fazer escolhas na nossa vida e os nossos comportamentos também devem ser feitos com base em escolhas saudáveis», disse Gracinda Leal, frisando ser importante que «as famílias ensinem os filhos a terem comportamentos sadios e a estarem devidamente informados».

Segundo a vereadora «as actividades desenvolvidas, de carácter preventivo, visaram chamar a atenção para os malefícios do consumo e tráfico de drogas» cujas estratégias de redução e combate devem continuar a ser uma preocupação dos responsáveis políticos, das famílias e da sociedade civil.

As acções iniciaram-se com uma caminhada destinada a conhecer os vários núcleos que compõem o parque molinológico.

Munidas de garrafas de água, dezenas de crianças percorreram, durante uma hora, os trilhos do parque enquanto outras participavam em jogos tradicionais, aeróbica ou assistiam a uma pequena encenação teatral («A professora engenhocas»), promovida pela associação «Desafio Jovem».

A tarde foi ocupada de forma lúdica com várias actividades com os mais pequenos a assistirem, ao vivo, à produção tradicional do pão de Ul desde a moagem ao fabrico da massa e à cozedura do pão em forno de lenha.

Participaram nas acções crianças dos ATL de Santiago de Ria Ul, Lações (gabinete social), Obra Social de São Martinho da Gândara, Centro Cultural e Social de Macinhata da Seixa, CEATLA de Oliveira de Azeméis, Comossela e Centro cultural e Recreativo de Pindelo.

As comemorações envolveram ainda a realização, na biblioteca municipal Ferreira de Castro, de uma palestra dedicada à temática das toxicodependências, com a análise focalizada no álcool e no aparecimento das novas drogas de consumo recreativo.

As comemorações, que incluíram dias antes uma caminhada ao parque molinológico, foram organizadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com a Associação Dianova Portugal, Associação Desafio Jovem, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, Guarda Nacional Republicana – Escola Segura, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Cucujães, Narcóticos Anónimos, Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo.