Dezenas de voluntários melhoraram qualidade de instituições sociais

Data: 08/06/2011

Quase duas dezenas de instituições do concelho de Oliveira de Azeméis mobilizaram voluntários para desenvolver actividades de melhoria das suas instalações, equipamentos e espaços envolventes.

As intervenções decorreram no âmbito do Dia Municipal de Acção Voluntária nas Instituições, integrado no programa municipal do Ano Europeu do Voluntariado.

Depois de um dia dedicado ao voluntariado nas escolas, a autarquia avançou para uma acção idêntica nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) sensibilizando a comunidade para a importância da acção voluntária na promoção da solidariedade, da cidadania e da participação.

As acções desenvolvidas envolveram um conjunto de intervenções destacando-se a limpeza de jardins, preparação de um espaço para uma horta biológica, actividades lúdico-pedagógicas com cidadãos portadores de deficiência, pintura de edifícios, rastreios de saúde, apoio aos utentes de urgências hospitalares, distribuição de produtos de limpeza e de refeições a famílias necessitadas e selecção de roupa para entrega a agregados familiares carenciados.

As IPSS que aceitaram o convite da autarquia foram o centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, Fundação Manuel Brandão, Centro Infantil de Cesar, Obra Social de S. Martinho da Gândara, Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz, Cruz Vermelha Portuguesa de Cucujães, Associação de Solidariedade Social de Travanca, Centro Social, Cultural e Recreativo de Pindelo, Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, Liga dos Amigos do Hospital de S. Miguel, Vicentinos de Oliveira de Azeméis, Patronato de Santo António, Comissão de Assistência Social de Carregosa, Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa e Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo.

• Liga de Amigos do Hospital de S. Miguel
  • Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro