Dificuldades sociais exigem maior proximidade das plataformas supraconcelhias

Data: 19/10/2011

A directora distrital da Segurança Social de Aveiro, Helena Terra, afirmou hoje que as exigências e os constrangimentos económicos do país vão obrigar os parceiros da Rede Social a um «papel mais interventivo e mais eficaz».

Helena Terra falava na abertura da reunião das Plataformas Territoriais Supraconcelhias da Rede Social que se realizou esta manhã no âmbito da semana «Azeméis é Social» que decorre até este domingo no pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis.

«Os tempos de hoje indicam-nos que temos de fazer cada vez mais com menos recursos pelo que é importante continuar a trabalhar em rede e em parceria com as freguesias, as autarquias e as entidades com responsabilidades no sector social», disse.

«As dificuldades actuais leva-nos a estarmos mais próximos dos alvos de intervenção. É um acto de justiça reconhecermos o importante trabalho que é desenvolvido pelos parceiros », adiantou.

Helena Terra lançou o desafio às plataformas supraconcelhias do Baixo Vouga e do Entre Douro e Vouga de promoverem um debate sobre o Plano de Emergência Social (PES) e mostrou a disponibilidade na descentralização das reuniões das plataformas.

A mesma ideia foi defendida pela vereadora Gracinda Leal, responsável do município pela área social.

«Espero que esta reunião seja o início desse objectivo. Damos um ênfase muito especial às questões das parcerias e foi, nessa perspectiva, que sugerimos a realização desta reunião em Oliveira de Azeméis», explicou.

As Plataformas Supraconcelhias do Entre Douro e Vouga (EDV) e do Baixo Vouga (BV) foram criadas a 15 de Dezembro de 2006 centrando-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS).

A Plataforma do EDV abrange os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.

A Plataforma do BV é constituída pelos concelhos de Aveiro, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Sever do Vouga, Ovar, Murtosa, Vagos Ílhavo, Oliveira do Bairro e Mealhada.

• Vereadora Gracinda Leal na abertura das reunião das Plataformas Supraconcelhias do Baixo Vouga e Entre Douro e Vouga
  • Helena Terra, directora distrital da Segurança Social de Aveiro na abertura da reunião das Plataformas Supraconcelhias do Baixo Vouga e Entre Douro e Vouga
  • Reunião das Plataformas Supraconcelhias do Baixo Vouga e Entre Douro e Vouga