• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Escola do início do século XX transformada em equipamento sócio-cultural

Data: 02/07/2010
Oliveira de Azeméis
Autarquia apoia a recuperação da antiga escola Soares Basto em 90 mil euros

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai proceder à requalificação da antiga escola primária Soares Basto e transformá-la num equipamento sócio cultural, um investimento de 200 mil euros que irá beneficiar os dois mil habitantes da freguesia de Palmaz.

O projecto de recuperação - apresentado esta sexta-feira pela autarquia – resulta de uma candidatura da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) ao Programa PRODER e será comparticipado em 90 mil euros pelo município.

O edifício – onde funcionou a primeira escola de artes e ofícios de Oliveira de Azeméis – vai acolher no futuro diferentes espaços nos quais se pretende desenvolver actividades abertas à comunidade, em especial viradas para a população mais idosa, combatendo o isolamento social e respondendo às suas necessidades.

«A intenção é recuperar, requalificar e rentabilizar este espaço criando condições para dar respostas às necessidades que a população mais idosa sente hoje, sem esquecer a função multi-geracional do equipamento», afirmou o presidente da autarquia.

«Face ao envelhecimento da população da freguesia é importante atenuar as suas consequências através de políticas sociais para que as pessoas tenham outro tipo de ocupação e mais e melhor qualidade de vida», explicou.

O edifício apostará em valências na área da actividade física, do desporto e da ocupação dos tempos livres sem perder de vista a vertente histórica do equipamento que formou várias gerações e a preservação da cultura local.

«Este investimento, executado em parceria com a Comissão de Melhoramentos de Palmaz e a Junta de Freguesia, é mais um contributo para melhorar a qualidade de vida da população da freguesia preservando-se, ao mesmo tempo, um espaço público com valor cultural e patrimonial», disse Hermínio Loureiro.

A requalificação do imóvel irá travar o actual estado de degradação dotando a freguesia de um novo espaço para fins sócio culturais e de lazer permitindo a partilha de experiências entre gerações e funcionando como um pólo dinamizador de actividades lúdicas, formativas e científicas.

A remodelação do imóvel envolve, no piso inferior, a criação de um espaço polivalente, uma área digital, bar, espaços de apoio e de leitura e instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada. O piso superior será dotado de uma sala polivalente.

Ao nível do exterior o projecto de arquitectura tem, também, preocupações ao nível das pessoas portadoras de deficiência através da regularização do piso, criação de uma rampa de acesso á entrada principal e elevador.

Segundo Hermínio Loureiro «o edifício terá uma preocupação especial com as pessoas de mobilidade reduzida já que serão derrubadas as barreiras físicas hoje existentes tendo em vista a integração plena de todas as pessoas».

A antiga escola primária Soares Basto foi mandada construir por Bento Carqueja com o dinheiro deixado em testamento por Soares Basto sendo «um espaço com muita história, uma traça arquitectónica única e ligada à história da freguesia e do município».

O ensino chegou à freguesia de Palmaz na primeira década do século XX.

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]