Estratégia municipal passa pela igualdade de género

Data: 20/09/2013

De acordo com a vereadora da ação social da Câmara de Oliveira de Azeméis, «o município tem vindo a efetuar um percurso significativo com vista à implementação de uma estratégia integrada no domínio da responsabilidade social e da igualdade de género».

Reconhecendo a importância da integração da igualdade de género e das práticas de cidadania no município, Gracinda Leal considera que «é preciso sensibilizar para a representação equilibrada dos dois sexos na designação para todos os cargos e funções organizacionais».

«É ainda obrigação informar e encaminhar pessoas vítimas de violência doméstica e de género e promover ações para a conciliação entre a vida profissional e familiar de mulheres e homens», afirmou, anunciando para breve a apresentação dos resultados do diagnóstico e elaboração do plano de igualdade de género para o município.

A vereadora da autarquia falava na conferência «Responsabilidade Social e Igualdade de género – apostar na inovação e na mudança social», que decorreu no pavilhão municipal no âmbito da 2ª edição do Azeméis é Social.

No mesmo evento, Jaime Rodrigues, da Associação Portuguesa para a Ética Empresarial, disse que «tudo aquilo que fazemos desenha o nosso carater e nós somos aquilo que permanentemente dizemos, fazemos ou pensamos».

«Temos a obrigação moral de deixar um mundo melhor para aqueles que estão para vir e que nós não conhecemos», concluiu.

Na conferência estiveram também, Manuel Albano, delegado Regional do Norte da Comissão para a Igualdade de Género, e Carla Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis.